Nesta segunda-feira, terá inicio em Juazeiro a 18ª Campanha de Vacinação contra a gripe influenza em todas as Unidades de Saúde. Nesse primeiro momento, apenas o grupo de profissionais de saúde irão receber a dose da vacina. A partir do dia 20 (quarta-feira), todo público-alvo poderá se vacinar. Em 2015, foram aplicadas 79,9 mil doses. A campanha segue até o dia 20 de maio.
Segundo a Secretaria o objetivo da Campanha é reduzir as mortes e internações causadas pela gripe. O dia 30 de abril será o dia "D" da campanha. As vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde da zona urbana, das 8h às 12h e das 14h às 17h e na zona rural, das 7h30 às 13h.
O público-alvo da campanha são crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérpera (mulheres que deram a luz em 45 dias), idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, pacientes com doenças crônicas, agentes prisionais, a população carcerária e os indígenas.
Estima-se que cerca de 44 mil pessoas devem ser vacinadas em Juazeiro. A meta é conseguir vacinar pelo menos 80% deste público. A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Atualmente, as vacinas utilizadas contêm antígenos contra três cepas de influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.
A Secretaria de Saúde orienta que todos fiquem atentos para as datas da campanha. Também é necessário levar o cartão de vacinação. As gestantes devem estar munidas do cartão da gestante, as puérperas precisam levar o comprovante de nascimento da criança e os doentes crônicos precisam apresentar a receita médica.
Transmissão da doença
A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém?contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
A vacina é uma das formas de evitar efeitos da influenza, uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção. As vacinas que serão utilizadas contêm antígenos contra três tipos de influenza. A Secretaria de Saúde disponibilizará durante a campanha 60 postos de vacinação, dentre zona rural e urbana, além de vários postos volantes na cidade.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.