Nesta terça-feira (12) o deputado estadual Zó (PCdoB) acompanhado do reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Julianeli Tolentino e dos professores Jackson Guedes e Patrícia Rolim esteve na sede da Bahiafarma em Simões Filho, região metropolitana de Salvador. Zó e os professores foram recepcionados pelo diretor, Paulo Costa e na oportunidade puderam conhecer a estrutura física da empresa e conversar sobre o projeto de instalação de uma unidade Juazeiro, norte do estado.
A Bahiafarma é um laboratório farmacêutico público, que tem como objetivo principal desenvolver e fornecer produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública do país. A empresa também trabalha buscando minimizar a dependência de importação de produtos e tecnologia, atuando de forma competitiva e econômica para o Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Zó esta parceria é extremamente importante, tanto no desenvolvimento de pesquisas como no campo profissional, já que a universidade oferta o curso de farmácia. "A UNIVASF oferece os cursos de graduação e pós-graduação na área e a instalação da unidade seria um grande passo além de ser também, mais uma forma de fomentar o desenvolvimento da região. A população seria a principal beneficiada com medicamentos mais baratos," avaliou.
De acordo com dados da instituição de ensino, a cada semestre, aproximadamente 50 novos profissionais são colocados no mercado de trabalho. "A instalação de uma unidade da Bahiafarma seria mais um campo de atuação no processo de formação não só dos profissionais de farmácia, mas de outras áreas. Teríamos mais apoio e infraestrutura para o desenvolvimento de pesquisas", frisou o reitor da universidade, Julianeli Tolentino.
O diretor da Bahiafarma, Paulo Costa, mostrou-se empolgado com a parceria. "A ação ampliaria a empresa e nós temos muito interesse, pois é uma necessidade nossa em fazer essa ligação com a universidade pública. Temos muito que aprender com vocês e com as pesquisas produzidas na academia", afirmou Costa. Em breve novas reuniões serão agendadas para definir as adequações e os tramites para a parceria.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.