O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), através do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), realizou, no último sábado (02) e domingo (03), a capacitação de famílias que irão receber cisternas para consumo humano em Uauá. A ação teve o objetivo de discutir a importância da tecnologia como ferramenta de convivência com o semiárido, além de preparar os beneficiários para o uso correto da tecnologia.
Cerca de 50 famílias participaram do curso de gerenciamento de recursos hídricos, onde receberam orientações sobre o funcionamento das cisternas e como devem agir para manter a qualidade da água, que será armazenada com o objetivo de melhorar a vida das famílias que necessitam conviver com a seca.
Em Uauá, o Constesf entregará 120 cisternas de consumo humano, ao todo serão cerca de 320 tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva, incluindo cisternas de produção e barreiros trincheira. "O nosso objetivo é, através desses cursos, conscientizar as famílias sobre a importância do benefício no dia a dia do homem do campo. Ter água é um direito de todos e o Constesf está contribuindo para que as pessoas que vivem em comunidades rurais no nosso território tenham o acesso à água garantido", explicou o presidente do Constesf e Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti.
O Projeto Cisternas já atendeu os municípios de Curaçá e Remanso e está sendo executado em Casa Nova, Sobradinho, Pilão Arcado e Uauá. A meta é instalar tecnologias de armazenamento de agua de chuva em todo o Território do São Francisco, beneficiando cerca de 3.660 famílias.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.