No dia 31 de março é comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. Para lembrar a data, profissionais daUnidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), desenvolveram ações de conscientização com funcionários e usuários da Unidade de Saúde, buscando alertar as pessoas sobre a importância de uma boa alimentação para uma melhor qualidade de vida. Educação alimentar é a grande aposta de médicos e nutricionistas para prevenção e controle de doenças crônicas, como a diabetes, hipertensão e até o câncer.
Durante essa quinta-feira foram realizadas palestras, distribuídos folhetos e frutas na sobremesa dos profissionais da UPAE. "Buscamos sensibilizar as pessoas sobre diversos temas durante o ano. Hoje não poderia ser diferente. Aproveitamos a data para ratificar a importância da alimentação para a saúde daqueles que frequentam a nossa unidade. A expectativa é de que estas pessoas sejam agentes multiplicadores em suas comunidades", explica a supervisora de Serviço Social, Nazaré Cunha.
A nutricionista Uilla Islany foi a responsável por levar informações ao público presente. "Se seguirmos os 10 passos para uma alimentação saudável, com certeza, teremos mais disposição para encarar a rotina do dia a dia, por exemplo. São dicas simples, como comer de 3 em 3 horas; não pular refeições; comer 3 porções de legumes e verduras e 3 porções ou mais de frutas; comer feijão e arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana; evitar refrigerantes e comidas industrializadas; diminuir a quantidade de sal e beber, no mínimo, 2 litros de água por dia".
A usuária Carol Oliveira, que faz tratamento dermatológico na UPAE, aprovou a iniciativa. "Tenho vontade de ser nutricionista. Então, esse dia foi muito importante, pois percebi que é um trabalho muito bonito esse de levar informações sobre saúde à população", comentou. Já Nara Ramos faz acompanhamento com o cardiologista e destacou o cuidado da UPAE com seus usuários. "Momentos assim são importantes porque a gente se sente acolhido. Me sinto bem quando venho aqui e sempre aprendo algo diferente. Me chamou a atenção e vou procurar ter mais cuidado com a minha alimentação", afirmou.
"Somos o que comemos. Então, nós procuramos orientar os pacientes da UPAE quanto a isso, promovendo um momento de reflexão e sensibilização. Muitos não sabem os alimentos permitidos ou proibidos para determinadas enfermidades, ou para garantir a própria saúde. Então, acredito que mesmo com iniciativas simples como essa nós conseguimos alcançar o objetivo de informar", completa a nutricionista Paola Sousa.
Alimentação e saúde
O organismo humano pode sofrer alterações tanto pelo excesso quanto pela carência de determinados nutrientes. Nessa perspectiva, o equilíbrio é essencial à saúde. Para alcançar esse objetivo a população deve priorizar alimentos como legumes, frutas, sucos e lanches naturais nas refeições. Uma alimentação saudável é rica em nutrientes e deve conter proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, minerais e vitaminas. Além disso, a prática regular de exercícios físicos é de grande importância. Aliados, esses dois hábitos dão energia, ajudam no metabolismo, previnem doenças, contribuem para o crescimento e renovação dos tecidos e ajudam a regular todos os órgãos.
Uma alimentação errada pode gerar riscos ao coração, com perda de massa muscular, por exemplo; tornar o sistema imunológico ineficiente; ocasionar um quadro de anemia ferropriva; e diminuir a absorção de nutrientes pelo intestino; entre outras doenças.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.