Ação visa incentivar panificadores a vender o pãozinho no peso e conscientizar os consumidores sobre esse direito previsto em lei
Para conscientizar os panificadores da venda de pão francês ou de sal por quilo, o Sebrae Juazeiro realizou nesta quarta-feira, 23, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), um seminário que reuniu empresários e colaboradores das padarias. A programação contou com palestras sobre a obrigatoriedade da comercialização do pão francês no peso e mostrou a experiência dos panificadores que já se adequaram à portaria nº 146/2006, do Instituto Nacional de Metrologia Legal, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Um deles foi empresário no setor de panificação em Juazeiro, Cláudio Heitor Lima, passou a comercializar o pão francês no peso há quatro meses e já observa mudanças positivas na gestão da empresa. "Antes eu não tinha controle de produção diário, nem exatidão no faturamento. Com a venda do pão francês no peso, passei a ter noção de quanto produzo diariamente e precisão nas vendas", contou Lima. Segundo ele, no início os consumidores, já acostumados a comprar o pão por unidade, ficaram um pouco resistentes. "Mas eles já se adaptaram a pagar o preço real do produto. O mais importante é que estamos cumprindo o que prevê a lei", completou.
O técnico do Sebrae Juazeiro, Rinaldo Moraes, explica que o evento ajudou os empresários a entender melhor a legislação sobre a forma de venda do pão francês, bem como conhecer a realidade de panificadores que já adotaram a medida. "Além de prezar pela qualidade do pão e atendimento nas empresas, o empresário precisa estar em dia com a legislação. O seminário foi um momento de conhecimento e troca de informação entre os empresários".
O evento foi uma das ações da campanha "Pão no Peso, bom para o empresário, justo para o consumidor", promovida pelo Inmetro de Juazeiro, em parceria com o Sindicato Intermunicipal da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia (Cipaceb).
O fiscal do Inmetro em Juazeiro, Edelcy Barros, esclarece que as fiscalizações continuam e, além de comercializar o pão no peso, os estabelecimentos devem ter placa com o preço do quilo do pão e balança certificada pelo Inmetro, com divisão de cinco gramas, mostrador de peso e preço visível ao consumidor. "A portaria tem abrangência nacional e o não cumprimento acarreta notificação e multa, conforme o tamanho do estabelecimento, a localização e reincidência".
O vice-presidente do Cipaceb, João Baptista Ferreira, acredita que a venda no peso foi a melhor alternativa para organizar o segmento, pois padronizou a comercialização do pão francês em todo o país, além de garantir o direito do consumidor. "O panificador tem mais organização e monitoramento da produção diária e o consumidor paga o valor real do pão, mas vai continuar a escolher a quantidade que deseja levar".
Mais informações podem ser obtidas no telefone local do Inmetro, (74) 3612-5296 ou 0800 285 1818.
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