Foi realizada, dia passado (14), a aula inaugural dos Programas de Residência Multiprofissional da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) nas áreas de Saúde da Família, Enfermagem em Urgência, Intensivismo e Saúde Mental. A aula abre as atividades do semestre letivo 2016.1 e integra o ciclo de comemorações pelos 10 anos da implantação do Programa. O evento aconteceu na sala de reuniões do Conselho Universitário (Conuni), no prédio da Reitoria, Campus Centro, em Petrolina (PE).
Estiveram presentes na mesa de abertura o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Helinando de Oliveira; a pró-reitora de Extensão, Lucia Marisy; o superintendente do Hospital Universitário (HU), Ricardo Pernambuco; e a representante do Núcleo Regional de Saúde do Norte da Bahia – Juazeiro, Ivonildes Parente.
A ação foi promovida pela Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu) da Univasf. Com o tema “10 anos de Residência Multiprofissionais da Univasf – Construindo Novos Rumos para o SUS no Vale do São Francisco”, a aula foi ministrada pela professora do Colegiado de Enfermagem da Univasf Angela de Oliveira Carneiro. Na ocasião, a professora tratou sobre a situação do SUS, a formação em saúde, a residência da Univasf e educação permanente, entre outros assuntos.
Para o reitor Julianeli Tolentino, as residências multiprofissionais nestes 10 anos têm dado uma grande contribuição. “Com ela, nós pudemos aumentar o efetivo de novos profissionais com uma formação ainda mais qualificada para atuar aqui, em toda a região da área de abrangência da nossa Universidade e até fora dessa área”, ressaltou.
No total, as turmas são compostas por 18 novos alunos das áreas de Enfermagem, Psicologia e Farmácia. De acordo com a professora do Colegiado de Enfermagem e coordenadora do Coremu, Glória Maria Coelho, a aula é um momento de reunir os alunos. “Este é um momento de desejar boas-vindas aos que estão chegando e desejar felicidade e sorte aos que estão saindo”.
Ainda segundo Glória, serão realizadas mais ações em comemoração aos 10 anos do Programa. “Vamos fazer nossa primeira Jornada das Residências Multiprofissionais e outros eventos, como a inauguração do espaço do Coremu”, antecipou. Para a egressa do curso de Enfermagem da Univasf Márcia Pedreira, será muito bom continuar seus estudos na Universidade. “A sensação é de estar em casa. Eu já conheço os professores, suas formas de trabalho e tenho certeza de que a residência não será diferente da graduação, então será muito boa”, afirmou.
A psicóloga e nova aluna de Saúde da Família Alessany Teixeira Barbosa, veio de Minas Gerais para fazer a residência na Univasf. “Eu tinha um desejo de sair de Minas e fazer uma formação fora, com outro olhar. E eu sempre gostei muito do Nordeste, então quando eu passei, não pensei duas vezes”, contou. Outro aluno e psicólogo Joab Venâncio, de Jequié (BA), está animado com esta nova etapa. “Minha expectativa é conhecer o SUS na prática, adentrar nos campos de atuação, conhecer e participar deste trabalho. Isso é o que é mais motivador para mim”, ressaltou.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.