A Frente Parlamentar de Revitalização do Rio São Francisco e demais Rios de Pernambuco, presidida pelo deputado estadual Odacy Amorim, do PT, visitou, segunda (22), quatro comunidades localizadas às margens dos rios Capibaribe e Beberibe, no Recife. O objetivo do colegiado foi fazer um diagnóstico dos problemas vivenciados pelos moradores em decorrência da falta de saneamento básico e do assoreamento e sugerir providências.
A primeira parada dos parlamentares foi a Vila dos Pescadores, em Afogados. Lá, o Capibaribe foi represado para que se fizesse um viveiro para criação de peixes. Esgoto e lixo são despejados diariamente no pouco espaço que restou para o rio. A comunidade do Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro, foi outro ponto visitado pelo grupo parlamentar.
No local, os moradores denunciaram focos do Aedes aegypti no canal da Compesa, o que tem provocado vários casos de dengue, zika e chikungunya na localidade. A frente também esteve em mais um trecho do Capibaribe, a comunidade dos Coelhos, na área central do Recife; e o Coqueiral, terreno no bairro de Salgadinho, em Olinda, banhada pelo Rio Beberibe.
O deputado Odacy Amorim destacou a importância da visita e frisou que outras visitas serão feitas a outros rios em todo do estado. "Esta foi a primeira de uma série de vistorias. Constatamos o sofrimento da população ribeirinha. Ficou claro que o serviço de saneamento é o princípio básico da revitalização de um rio. Os canais foram feitos para drenar a água da chuva, mas acabam escoando os dejetos dos esgotos", lamentou.
De acordo com Odacy, todos os registro feitos na visita farão parte do relatório final do colegiado. Acompanharam o deputado, os colegas da Comissão de Meio Ambiente da Alepe, deputados Zé Maurício e Antônio Moraes.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.