Será lançado na próxima quarta-feira, dia 17 de fevereiro de 2015 no Espaço multimídia do Departamento de Ciências Humanas – DCH-III, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, a partir das 18h00 em Juazeiro – BA o livro PIBID: abrindo a caixa de pandora na formação docente, organizado pelos professores Dr. Edmerson dos Santos Reis e Msc Edilane Carvalho Teles .
O livro publicado pela editora CRV conta com a contribuição de vários outros autores e centra as suas discussões sobre a formação docente, o estágio e a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promovido pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e MEC e desenvolvido pela UNEB em diversos municípios da Bahia na formação dos futuros docentes.
Fazendo uma analogia do mito da caixa de Pandora, o presente livro anuncia que precisamos aprender mais com o que se faz e se inova nas ações do PIBID e naquilo que ele nos revela, pois, enquanto pesquisadores implicados com a educação, também somos responsáveis pela abertura desta caixa, comprometidos em manter viva a esperança de possibilidades no forjar de outros percursos formativos nos cursos de licenciaturas. Essa coletânea está organizada em duas partes. A primeira - A Complexidade da formação inicial e continuada -, apresenta três artigos de experiências distintas, porém complementares, que trazem como pano de fundo a reflexão sobre a formação inicial do educador, que muitas vezes se faz distante da realidade concreta das escolas, para se pensar outras possibilidades voltadas a problematização do currículo contextualizado a partir da compreensão das singularidades das escolas do campo e da cidade. A segunda parte do Livro, intitulada – Olhares pibidianos: Bolsistas de Iniciação à Docência, Supervisores e Coordenadores de Área: Desafios e perspectiva do PIBID na educação básica é composta de 09 (nove) estudos frutos da pesquisa de imersão-formação, e das observações cotidianas mediadas pelas reflexões e fundamentações teóricas que embasam as ações do PIBID. No conjunto e complementarmente, advoga-se aqui por uma escola e um currículo contextualizados e por uma licenciatura articulada com a realidade concreta que permeia o cotidiano das escolas da Educação Básica brasileira, lócus da atuação dos futuros docentes. (Edmerson dos Santos Reis e Edilane Carvalho Teles - Organizadores)
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