O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), seguindo o que já fez nos últimos anos, montou um posto especial de atendimento ao cidadão durante o Carnaval 2016. A estrutura principal fica na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, funcionando 24 horas por dia até terça-feira (9), em um dos principais circuitos da festa, o Barra-Ondina. Além de informações e orientações referentes ao comportamento no trânsito, são oferecidos aos foliões serviços para solicitação de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Segundo o diretor do Detran, Maurício Bacelar, as atividades específicas do Carnaval foram iniciadas ante da festa começar. "O Detran [atua] fiscalizando e educando. Nosso trabalho começou antes do Carnaval quando fizemos vistoria de trios e capacitação de motoristas". De acordo com ele, durante a folia, o trabalho começa bem cedo, fazendo inspeção para tirar veículos do circuito.
Grande procura
Coordenando os trabalhos no posto de atendimento, Maria Rosane ressalta a importância do serviço itinerante neste período. "É bom que as pessoas nos procurem para que, no momento de blitz, não sejam autuadas. A procura do posto está sendo grande e é importante que estejamos assim perto da festa". O motociclista Gilmar Miranda procurou o posto do Detran para solicitar a segunda vida da Carteira de Habilitação e foi orientado sobre a melhor forma de obter o novo documento. "Eu perdi a minha habilitação e vou solicitar pelo site, é mais rápido. Esse posto [ajudou a] resolver meu problema", disse.
'De boa no trânsito'
Para o período de folia, o Detran preparou a campanha 'Fique de boa no Carnaval - Se beber, não dirija', realiza ações educativas nos principais circuitos da festa. Uma das novidades das ações é o etilômetro educativo. Foliões são convidados a soprarem o equipamento apenas para verificar o consumo de bebida alcoólica e reforçar que não devem combinar a ingestão de bebida alcoólica com direção de veículo.
O diretor do Detran explica que o trabalho do departamento durante o Carnaval não fica restrito aos circuitos. "Nossas equipes estão em toda a cidade, fiscalizando para que retiremos de circulação veículos e motoristas que não estejam devidamente habilitados, tudo para que tenhamos um Carnaval 'numa' boa".
Nas blitzes realizadas durante a folia, assim como nos demais períodos do ano, são feitas análises da documentação de veículos e de condutores, além da verificação dos equipamentos de segurança e condições do carro. Em dias de Carnaval, as infrações mais frequentes são excesso de passageiros, crianças sem a cadeirinha de segurança, motociclistas usando sandálias e recusa em fazer o teste do etilômetro.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.