Juazeiro tem hoje mais de 60% de esgoto coletado e tratado, entretanto, as chuvas que caíram na cidade nos últimos dias contribuíram para um aumento dos entupimentos nas redes coletoras, provocado, na maioria das vezes, por diversos materiais jogados indevidamente nos Poços de Visitas (PVs).
As equipes que fazem a manutenção do sistema têm encontrado desde sacos plásticos a peças de vestimentas, sem contar areia e pedras, que foram levadas pelas águas da chuva para a rede de esgoto. Por conta dessa situação, a diretoria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Juazeiro determinou a intensificação dos serviços, inclusive com a aquisição (via locação) de mais um caminhão hidrojateador para atender toda a demanda.
Uma demonstração de que objetos indevidos jogados na rede coletora de esgoto provoca a obstrução na tubulação foi o caso da Travessa da Maravilha, onde a equipe retirou mais de 100 quilos de lixo misturado com areia e resíduos de gordura solidificada. “Temos trabalhado diuturnamente para resolver todos os problemas, mas precisamos contar com a colaboração da população no sentido de não jogar estes objetos na rede nem tão pouco retirar as tampas dos PVs para o escoamento de água da chuva. Ao praticar esse ato o usuário está contribuindo para o agravamento do problema e dificultando o trabalho de manutenção nas redes coletoras”, orienta o diretor do SAAE, Joaquim Neto.
Pro outro lado, continuam as obras do saneamento na cidade e, após a conclusão, Juazeiro ficará com 95% de área saneada, índice alcançado por poucos municípios no país. Após a inauguração do saneamento no Bairro João Paulo II, as frentes de serviços darão continuidade à obra nos Bairros Alto da Aliança, Jardim Vitória e Jardim Flórida. Além da construção de 20 estações elevatórias, emissários e linhas de recalques está incluso também no projeto a ampliação da lagoa de estabilização localizada no Bairro São Geraldo.
Os pedidos para atendimento no setor de esgoto podem ser feitos pelos números:
(74) 3614-9800 – (74) 98824-1005
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.