CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO RECEBERÁ NOVE PROJETOS NESTE PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016

02 de Feb / 2016 às 06h00 | Variadas

O diretor do Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro, João Leopoldo, participou do programa Geraldo José na tarde desta segunda-feira (01) quando anunciou que durante o primeiro semestre de 2016, o Centro de Cultura João Gilberto, órgão vinculado à SECULT - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, será palco para a realização de nove Projetos de diversos segmentos culturais, aprovados no Edital de Dinamização em Espaços culturais - Agitação Cultural.

Segundo Leopoldo, deste mês até junho, de quarta-feira a domingo, serão exibidas programações de diferentes linguagens, como por exemplo, Dança; Audiovisual; Teatro; Artesanato; Cinema; Música; Formação, entre outros Segmentos integrados.

Confira a Programação:

1 - ABERTURA CULTURAL - Programa de auditório, com entrevistas ao vivo e transmitido via online, no teatro do CCJG, com a participação de artistas e profissionais ligados à cultura do Território Sertão do São Francisco;

2 - INSTRUMENTAL VELHO CHICO 2016 - Uma série de 3 eventos mensais dedicados à Música Instrumental no Centro de Cultura João Gilberto. Dois grandes instrumentistas brasileiros virão a Juazeiro, para ministrar master classes, participar de debates, fazer demonstrações e show de encerramento.

3 - RECICLANDO NO VIÉS DA MÚSICA - Aulas práticas percussivas e elaboração de instrumentos a partir de materiais recicláveis, Tendo como referência os ritmos regionais brasileiros como frevo, maracatu, coco, baião, xote, capoeira, afoxé, mangue beat e MPB;

4 - LABoraSONS - Laboratório Semanal de Criação Musical e Plástica com duração total de 4 meses (15 semanas), nas manhãs de quarta-feira do Centro de Cultura João Gilberto.

5 - CLUBE DA BOSSA - Série de 16 apresentações semanais gratuitas de Música, permeadas de histórias, casos e curiosidades da Bossa Nova, no Centro de Cultura João Gilberto.

6 - CIRCUITO BAHIA EXPERIMENTAL - A proposta consiste em um ciclo de oficinas e shows do coletivo sonoro ”Bahia Experimental”. As oficinas, que serão dirigidas pelo músico e pesquisador Thiago Trad, terão como principal meta estimular a criação através do improviso, e fomentar o intercâmbio cultural entre os músicos do estado da Bahia.

7 - CIRCULAÇÃO FLORESTA DEBAIXO DO MAR - O projeto prevê a realização de 3 (três) temporadas, de sexta a domingo da peça teatral “Floresta debaixo do Mar”. Com 5 (cinco) apresentações gratuitas, sendo que 3 (três) serão fechadas para alunos e professores do ensino médio de escolas públicas. Realização de ação formativa de terça a quinta, de manhã e de tarde, com carga horaria total de 24h distribuída para 20 alunos e 5 professores da rede publica de ensino.

8 - VI FECIBA FESTIVAL DE CINEMA BAIANO - evento que visa promover o cinema baiano para o mundo, exibindo filmes produzidos por cineastas baianos, dentro do território estadual, trazendo às telas do Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro), longas e curtas em diversos gêneros, promovendo debates entre o público e os realizadores, premiando curtas-metragens através de júri técnico e popular.

9 - MEMÓRIAS DO SAMBA - UMA HOMENAGEM A CARTOLA - por Wil Carvalho - Trata-se de uma homenagem ao Angenor de Oliveira, conhecido como CARTOLA, em seus 35 anos de morte. Um espetáculo musical que traz fragmentos da história desse grande cantor e compositor e relatos da efervescência cultural entre as décadas de 60/70, narradas pelo ator DIOGO LOPES FILHO, perpassando por obras musicais emocionantes e inesquecíveis do homenageado, com a interpretação da cantora baiana WIL CARVALHO.

João Leopoldo concluiu convidando a classe artística regional a participar do Baile dos Artistas que ocorrerá na próxima terça-feira (09), a partir das 18 horas, com muita música, alegria, fantasias e participações especiais de artistas e músicos do Vale do São Francisco.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.