MINISTRO DIZ QUE DILMA ANDA PREOCUPADA COM GASTOS

31 de Jan / 2016 às 12h00 | Política

O novo ministro do Planejamento, Valdir Simão, disse que o governo Dilma quer acabar com o "piloto automático" dos gastos com programas federais, inclusive os da área social, para "descontinuar" os que não têm mais sentido e reforçar os mais eficazes. Para isto, revelou que fará uma avaliação de vários deles, citando Farmácia Popular, Garantia Safra, UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) e construção de creches no Pró-Infância. A medida faz parte da reforma do Estado que o ministro elabora, com quatro pilares: desburocratização, reorganização administrativa, fortalecimento da gestão e do controle e gestão da qualidade do gasto.

"Temos de verificar a qualidade dos programas. E para que esta avaliação? Para aperfeiçoar e fazer o orçamento seguinte do programa refletir as suas necessidades. Não podemos ficar ligados no piloto automático e simplesmente colar a gestão orçamentária", afirmou. Segundo Simão, o trabalho está no começo e não é possível fazer um prejulgamento dos programas. Admitiu, contudo, que os que "já cumpriram seu papel têm de ser descontinuados". Na desburocratização, adiantou que uma das metas é fixar, para todos os órgãos públicos, prazo máximo de atendimento de pedidos de pessoas e empresas. Pretende, inclusive, reduzir alguns, como o do desembaraço de exportações. Seu objetivo é reduzir pela metade os 15 dias atuais.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.