Em sua 4ª edição, o programa Caravana da Saúde da Prefeitura de Juazeiro atendeu cerca de 500 pacientes na manhã desta quarta-feira, 27, na Unidade de Saúde do Jardim Vitória/Penha. A diarista Elza Santos, de 28 anos, buscou ajuda na unidade de saúde para investigar uma forte dor no joelho e aproveitou para ser atendida por outros profissionais. “Fiquei muito feliz com a Caravana. Passei pelo ortopedista, o clinico e a ginecologista. Resolvi meus problemas em apenas uma manhã. Excelente estrutura e profissionais. Agradecemos ao prefeito Isaac por cuidar da nossa saúde”, disse Santos.
Entre as especialidades disponíveis à população durante a ação estão os serviços de ortopedia, oftalmologia, cardiologia, odontologia, ginecologia, cirurgião geral, clínico geral, exame eletrocardiograma, coleta de exames laboratoriais e de verminoses. O Secretário Municipal de Saúde, Dalmir Pedra, afirmou que a Caravana é considerada um projeto resolutivo nas demandas da Atenção Básica. "Isto é um feito essencial aos serviços de saúde. O objetivo é proporcionar um atendimento seguro à população e mostrar que a Caravana reestrutura os serviços de saúde da região”.
A Unidade Móvel – Estação Cidadania, da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS auxiliou a população com o recadastramento do Número de Informação Social (NIS), assim como o ônibus do programa ‘Crack é Possível Vencer’ realizou atividades educativas sobre drogas ilícitas e educação no trânsito. A equipe do setor de endemias do município também participou com o combate ao mosquito da dengue.
Para a enfermeira da unidade de saúde, Fernanda Dantas, a Caravana possibilita uma aproximação da comunidade com os serviços de saúde. “Tínhamos uma grande demanda reprimida e toda equipe do posto de saúde ficou motivada pela ação realizada no bairro. O programa foi muito satisfatório para a população que contou com as especialidades na UBS”, enfatizou a enfermeira.
O prefeito Isaac Carvalho tem estado presente a todas as edições da Caravana da Saúde e avalia que o trabalho tem sido positivo. “Em apenas um mês já atendemos mais de 2 mil pacientes com demandas reprimidas. A Caravana já é um sucesso para a saúde do povo. O compromisso da nossa gestão é levar mais qualidade de vida aos juazeirenses”, observou Carvalho.
Com uma inflamação no punho esquerdo decorrente de movimentos repetitivos no trabalho, a assistente social, Sônia Cristina Lopes, 38 anos saiu satisfeita com o atendimento prestado. "Quando soube que a Caravana vinha para o bairro fiquei numa felicidade. O trabalho da Caravana é completamente voltado para a população e está resolvendo a fila de espera do nosso posto de saúde”, disse Cristina.
O projeto conta com a participação de alguns parceiros, entre eles Univasf, Hospital Regional de Juazeiro/APMI, Instituto Ivete Sangalo, Clinefro, Multimagem, SESI e Promatre, além do envolvimento de toda a estrutura de governo oferecendo os serviços de cidadania e saúde aos moradores da região. A Caravana da Saúde continua com seus atendimentos, e o próximo bairro será o Dom Thomaz, na próxima quarta-feira, 03 de fevereiro, das 8h às 14h.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.