O prefeito Isaac Carvalho reuniu em seu gabinete na tarde desta segunda-feira, 25, todo o seu secretariado para avaliarem os danos causados pelas fortes chuvas que atingem o município neste mês de janeiro. O Chefe da Defesa Civil do município, Adalberto de Carvalho, também esteve presente.
De acordo com a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), 50 famílias estão desabrigadas no momento e se encontram instaladas na Escola Municipal José Pereira, no bairro Itaberaba. “Essas familias estão recebendo atendimento social, como alimentação, colchões, material de limpeza, acolhimento nas creches e prioridade no atendimento médico. Tudo sendo feito através da parceria com a Defesa Civil, as Secretarias de Educação e Esportes e da Saúde”, informou a titular da SEDIS, Lindsai Amaral.
O trabalho preventivo e periódico realizado nos canais, galerias e bueiros foram essenciais para que danos maiores não atingissem a cidade. “Reforçamos a necessidade de termos a sociedade como nossa parceira. Manteremos a nossa rotina de trabalho, mas é preciso que a população colabore não jogando lixo na rua, canais. O governo não tem medido esforços para garantir a segurança e a tranqüilidade dos moradores”, disse Fernando Dantas, secretário de Serviços Públicos, citando ainda que em janeiro de 2008 o volume de chuva precipitado no município foi de 107,7 milímetros e agora em 2016, nesse mesmo período em apenas 25 dias esse volume já ultrapassa 327 milímetros segundo dados do Laboratório de Climatologia da Univasf.
Outro anuncio feito durante a reunião foi o adiamento das aulas na rede municipal para o dia 15 de fevereiro. “Há escolas servindo de abrigos para pessoas que tiveram suas residências alagadas e, na zona rural, estradas vicinais foram afetadas pelas chuvas e impedem o acesso às escolas, inviabilizando a entrega de merenda, materiais didáticos e de limpeza, além de impossibilitar o transporte de professores e alunos. Neste momento, as prioridades são atender às pessoas e assegurar que o ano letivo comece com as condições adequadas", relatou o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade.
Após ouvir as pontuações de todo o seu secretariado, o prefeito Isaac Carvalho garantiu que todas as medidas estão sendo tomadas. “Desde o primeiro momento estamos acompanhando as ocorrências e dando o suporte necessário. Assim que suspender as chuvas daremos inicio ao trabalho de recuperação das vias asfálticas da cidade, inclusive já temos a empresa contratada para esse trabalho”.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.