A afirmação é do engenheiro do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Juazeiro, José Oliveira, que atribui a cor barrenta da água à grande quantidade de água nova que está chegando ao Rio São Francisco, vindo dos afluentes da região do Salitre. Segundo Oliveira, a água está trazendo muito material orgânico, entretanto o tratamento está sendo feito com a mesma eficiência. Explica ainda que o serviço de lavagem dos tanques decantadores e dos filtros está sendo intensificado mantendo assim a qualidade da água fornecida à população.
De acordo ainda com o engenheiro, há mais de quatro anos não era registrado um nível tão elevado de turbidez no Rio São Francisco. “Mas a população pode ficar tranqüila que a água está recebendo todo o tratamento e mantém os índices exigidos pelo Ministério da Saúde”, informa.
A bioquímica do SAAE, Josilene Alexandre, reforça a informação de Oliveira, assegurando que a elevada turbidez, que chegou a 208, já está diminuindo e a qualidade da água não foi afetada. “Estamos monitorando todo o sistema de tratamento e os níveis microbiológicos da água não foram alterados em nenhum momento podendo ser usada pela população sem risco à saúde”, explica.
Por conta da grande quantidade de chuva registrado nos últimos dias, o SAAE informa que o sistema elétrico e as bombas da subestação do Distrito Industrial foram afetados pela água e tiveram de ser desligados ocasionando a falta de água em alguns bairros, mas todas as providências já estão sendo tomadas para que o serviço volte à normalidade.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.