Na sexta-feira (15), a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Turismo, se reuniu com a Marinha do Brasil – Agência Fluvial de Juazeiro. Na pauta do encontro estavam propostas para melhoria da segurança nos balneários do município.
Com o apoio do prefeito, Julio Lossio, o secretário Executivo de Turismo de Petrolina, Iuric Pires, apresentou algumas sugestões elaboradas por sua pasta, já que o verão é a estação de maior fluxo no Rio São Francisco. Além disso, foi debatido a proposta de viabilização dos cursos profissionalizantes para as famílias de pescadores, como fonte secundária de renda. A reunião foi realizada com a presença do Capitão-Tenente da Marinha do Brasil, Rafael Sanctos e Moaci Quirino, representando a Associação de Pescadores.
As demandas apresentadas incluem segurança nos balneários com rondas periódicas abordagens de embarcações (lanchas e Jetsky), projeto de sinalização para separar as áreas de banho da área de esporte e lazer e curso gratuito de formação para Pescadores Profissionais e o curso para Marinheiro Auxiliar Fluvial de Convés ou Máquinas.
Para o Capitão-Tenente Rafael Sanctos, Comandante da Agência Fluvial de Juazeiro, a proposta poderá ser executada com duas turmas com até 30 alunos. “A Agência disponibilizará um material didático e espaço para as aulas. A carga horária diária para o Curso de Formação de pescadores é de 08:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00, com previsão de 05 dias úteis (segunda a sexta)”, informou o Capitão-Tenente Rafael Sanctos.
Para o secretário de Turismo de Petrolina, Iuric Pires, as demandas apresentadas precisam de uma atenção especial por envolver um significativo número de famílias que vivem da pesca. “As propostas apresentadas, tanto da segurança nos balneários de Petrolina como os cursos, envolve todos os cidadãos do município. A capacitação de pescadores afetará diretamente mais de 3.500 famílias” afirma o secretário Iuric Pires.
Os cursos profissionalizantes para pescadores têm o objetivo de licenciar e conscientizar os membros da Associação de Pescadores da região possibilitando a carteira de trabalho e as suas garantias. As datas para o início das inscrições estão previstas para o início de fevereiro e serão divulgadas pela Secretaria Executiva de Turismo de Petrolina.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.