Visando minimizar os efeitos ocasionados pelas fortes chuvas que caíram neste fim de semana em Juazeiro – quando segundo o instituto Climatempo foi registrada uma média de 124 mm entre a noite de sábado e a tarde de domingo – a Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), está atuando com equipes de plantão para atender às demandas da população e executar ações de prevenção contra alagamentos.
Os trabalhos consistem na desobstrução de bueiros nos pontos críticos de alagamentos, uma ação que já é executada periodicamente pela Sesp a fim de facilitar o escoamento das águas pluviais, como também limpeza das ruas. O secretário de Serviços Públicos, Fernando Dantas, destaca que a drenagem funcionou a contento, pois com pouco tempo após o término das chuvas a água drenou satisfatoriamente.
“Poucas regiões de Juazeiro apresentaram uma situação mais crítica, algumas por se tratarem de áreas próximas a canais e outras por ainda não contarem com saneamento. Nas demais, principalmente as que foram beneficiadas por obras da Intervenção Urbana e onde historicamente aconteciam grandes transtornos, não constatamos alagamentos com as águas escoando rapidamente”, explicou Dantas.
Ainda de acordo com o secretário, até o momento as áreas mais atingidas foram o campo da Liga 1° de Maio, no bairro Santo Antônio; o acesso do bairro Pedra do Lord; a Rua São Francisco, no Itaberaba; e a região do riacho do Mulungu Remanescente, que corta os bairros Dom Tomaz, Loteamento Vale do Mulungu, Monte Castelo e Monte Serrat.
Fernando ressalta ainda que uma das causas determinantes para a lentidão da drenagem em algumas localidades é o grande volume de água que vai para o canal da Barragem do São Geraldo. “Diante de fortes chuvas este canal sobe bastante e retarda a vazão dos outros canais que nele desaguam. Nesta segunda-feira (18) a Sesp continuará monitorando esses pontos, além de estudar soluções para minimizar os problemas”.
A Sesp alerta a população para evitar o descarte de lixo e entulho nas vias, principalmente nas proximidades dos canais, pois isso obstrui ainda mais a rede de drenagem. Objetos como camas, sofás, restos de madeiras, pneus, entre outros, são frequentemente encontrados nas galerias de drenagem e nos canais, o que causa uma série de transtornos à população em períodos de chuva.
“Como Juazeiro é uma cidade plana cortada de riachos e com muitas áreas baixas alagáveis, esses fatores ocasionam uma série de dificuldades quando chove. Fatos registrados, inclusive, em várias regiões do Brasil. Mas a Prefeitura tem trabalhado para melhorar a infraestrutura da cidade realizando projetos importantes, a exemplo da Intervenção Urbana, e em alguns locais já podemos perceber os efeitos positivos”, explica o secretário.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.