A segunda Caravana da Saúde foi realizada no distrito de Maniçoba pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, e contou com a parceria da Univasf, Hospital Regional de Juazeiro/APMI, Instituto Ivete Sangalo, Clinefro, Multimagem, Promatre e SESI e secretarias adjuntas.
A assistente social da Hemoba, Cislene Bandeira, destacou a importância do trabalho com a gestão municipal. "A parceria com esse programa foi uma estratégia positiva para envolver e estimular a comunidade a doar sangue e fazer o cadastro de medula óssea. O sangue doado irá servir para a manutenção dos estoques, para atender as demandas dos hospitais", pontuou.
O Prefeito Isaac Carvalho aproveitou a oportunidade para doar sangue e se cadastrar no Banco de Dados de medula óssea. "Além de estar aqui cumprindo o dever de gestor público acompanhando os atendimentos da Caravana da Saúde, aproveitei para também cumprir com o dever de cidadão, colaborando com essa importante campanha que pode salvar vidas", disse.
Quem esteve na UBS de Maniçoba também conferiu os stands dos parceiros, a exemplo da equipe de DST/HIV/AIDS (com orientações), de hepatites virais (com distribuição de preservativos) e o SAMU com os esclarecimentos dos primeiros socorros. Também na ocasião foi intensificado o combate ao mosquito Aedes aegypti e a busca ativa de casos de Hanseníase e de verminoses com a distribuição de medicamentos gratuitos.
Além dos serviços de saúde, a Unidade Móvel – Estação Cidadania, da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS esteve presente com o recadastramento do Número de Informação Social (NIS), assim como o ônibus do programa 'Crack é Possível Vencer' com atividades educativas sobre drogas ilícitas e educação no trânsito.
O trailer móvel odontológico, uma parceria com o SESI, também deu total apoio ao programa. Para o dentista que atendeu na unidade móvel, Silvio Arruda a ação é resolutiva. "Atendemos em média 25 pacientes durante a segunda edição da caravana. Essas ações de saúde contribuem para beneficiar a comunidade facilitando o acesso das pessoas aos serviços especializados e básicos que são prestados", destacou.
A estudante, Bruna Souza, de 23 anos, aproveitou o momento para usufruir dos serviços odontológicos. "Não precisei esperar muito para ser atendida, gostei muito do formato do projeto, a prefeitura de Juazeiro e os parceiros estão de parabéns por esse evento grandioso na comunidade", declarou.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.