Procon Juazeiro/BA divulga orientações da Anvisa sobre o uso seguro de repelentes

09 de Jan / 2016 às 18h00 | Variadas

Na quarta-feira, 6, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Secretaria Nacional do Consumidor lançaram a 41ª edição do Boletim Consumo e Saúde, com destaque para os “Cuidados na Escolha e no Uso de Repelentes” no momento em que o país enfrenta epidemias de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, dos vírus Zica e Chikungunya.

De acordo com o coordenador do Procon Juazeiro/BA, Carlos Túlio Cruz, o objetivo desse boletim é contribuir para a informação dos consumidores sobre o uso adequado e seguro dos repelentes eficazes em afastar o mosquito e evitar suas picadas. “O informativo também alerta a população sobre a oferta de produtos que não possuem comprovação de eficácia e nem aprovação pela Anvisa, representando assim bastante risco à segurança dos consumidores”, ressaltou Carlos Túlio.

Já o Ministério da Saúde divulgou na terça-feira, 5, o primeiro informe epidemiológico de 2016 sobre os casos suspeitos de microcefalia relacionados ao vírus Zika, onde divulga 3.174 casos suspeitos da doença em recém nascidos em 21 Estados, e 38 óbitos de bebês. Recentemente, a Fiocruz divulgou que o vírus também pode estar relacionado com o aumento da incidência de casos da síndrome de Guillain-Barré, que ataca o sistema nervoso do infectado provocando paralisia progressiva.  

O coordenador do Procon Juazeiro/BA enfatizou ainda que a utilização correta de repelentes contribui na prevenção da disseminação das doenças transmitidas pelo mosquito vetor. “O contágio dos mosquitos se dá ao picarem indivíduos já contaminados com a doença. Por isso, pessoas com sintomas precisam evitar novas picadas”, disse.

O 41º Boletim Consumo e Saúde também está disponível nos sites da Senacon e da Anvisa através dos links abaixo:

http://justica.gov.br/seus-direitos/consumidor/educacao-para-o-consumo/boletim-consumo-e-saude/boletim-consumo-e-saude

http://s.anvisa.gov.br/wps/s/r/jXa 

Outra notícia importante para o para a população é a aprovação pela Agência Nacional de Saúde do novo rol de procedimentos de cobertura obrigatória pelas operadoras de planos de saúde. Desde o dia 02 de Janeiro, as operadoras estão obrigadas a cobrir o teste rápido para dengue e a sorologia da febre chikungunya. Já o diagnóstico do zica vírus, de acordo com a ANS, pode ser presumido pela exclusão tanto da dengue quanto do chikungunya, além do acompanhamento dos sintomas clínicos da doença.           

Mais informações sobre as novas coberturas para os planos de saúde estabelecidas pela ANS podem ser obtidas através do sitehttp://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/3130-novas-coberturas-para-planos-de-saude-entram-em-vigor.

Ascom/PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.