RedeGN - Imprimir Matéria

ProJovem Adolescente promove inserção social, debates e reflexões

13 de May / 2010 às 08h45 | Política

O ProJovem Adolescente é um serviço socioeducativo de convívio, que visa complementar a proteção social básica criando mecanismos para garantir o direito à convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção e permanência do jovem no sistema de ensino. Participam jovens de 15 a 17 anos, pertencentes a famílias beneficiárias do Bolsa Família ou oriundos de outros programas sociais.  

No programa os jovens são organizados em coletivos, sob a coordenação de um Orientador Social, sendo o serviço prestado ou referenciado nos CRAS, e devem cumprir uma carga horária de 1200h, distribuídas em 2 anos (ciclo I e II). Os núcleos se desenvolvem em torno de três eixos estruturantes (convivência social, participação cidadã, e mundo do trabalho), e seis temas transversais (direitos humanos e socioassistenciais, trabalho, cultura, meio ambiente, saúde e esporte).

Em Juazeiro funciona sob a supervisão da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), possui 14 núcleos divididos entre sede e interior, e atende a uma demanda de mais de 900 jovens. Os coletivos estão trabalhando os eixos e temas transversais, a exemplo do ProJovem Adolescente do Itaberaba e Promenor que no momento discutem o tema Saúde. Nesta quarta-feira (12) uma turma de trinta alunos se reuniu no Promenor com a psicóloga Andréia Ferrari, para debater “Relações Familiares”, dentro da temática da Saúde. “Já trabalhamos com eles sexualidade e gravidez na adolescência, hoje relações familiares, e o próximo enfoque será sobre drogas. Eles precisam dessas orientações, dessas conversas para aprenderem um pouco mais e para externarem seus pontos de vista. Essa é uma forma de inserção, e nós trabalhamos nesta perspectiva”, explicou a psicóloga. 

Anna Monteiro Ascom PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.