Com o objetivo de identificar, acolher e orientar pessoas em situação de rua, a equipe de abordagem social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes) esteve presente no entorno do Mercado do Produtor, em Juazeiro, neste fim de semana. A iniciativa faz parte das estratégias contínuas de fortalecimento da rede de assistência social do município.
A abordagem foi realizada na noite do último sábado (12), com escuta sensível, respeitando a dignidade e a autonomia de cada indivíduo, conforme preconiza a Política Nacional para a População em Situação de Rua. Ao todo, foram realizadas 33 abordagens de acolhimento respeitoso. Durante os diálogos, identificou-se que a maioria dos abordados desconhecia a existência do Centro POP, equipamento fundamental da política de assistência social voltado ao atendimento especializado dessa população.
Os acolhidos foram encaminhados ao Centro POP, onde terão acesso a diversos serviços, como atendimento psicossocial, higiene pessoal, alimentação, guarda de pertences, emissão de documentos e reinserção familiar ou comunitária.
Durante a ação, também foram repassadas orientações sobre os direitos sociais, possibilidades de acesso a benefícios e programas sociais, bem como o funcionamento da rede de acolhimento institucional, como destaca o assistente social da equipe de abordagem da Sedes, Luan Barros.
"A presença ativa do serviço social nas ruas é fundamental para promover o acesso à cidadania e combater a invisibilidade social das pessoas em situação de rua. Esse trabalho visa garantir que esses indivíduos tenham acesso a direitos básicos, como saúde, educação e assistência social, e fortalecer os vínculos com os serviços públicos, muitas vezes marcado pela desconfiança e a exclusão. O assistente social atua como mediador, ajudando a inserção dessas pessoas na rede de apoio e promovendo sua autonomia. Além disso, a atuação nas ruas permite uma abordagem integral, interdisciplinar, atendendo não apenas às necessidades imediatas, mas também contribuindo para as políticas públicas mais inclusivas e eficazes", detalhou Luan.
A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal, garantindo segurança e tranquilidade para que a abordagem ocorresse de forma segura, organizada e respeitosa.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.