Rede CT reabre inscrições para capacitação de OSCs que contemplam projetos esportivos

08 de Apr / 2025 às 12h00 | Variadas

A Rede Capacitação e Transformação (CT) reabriu, agora para uma segunda turma, as inscrições para o projeto de capacitação de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que tenham iniciativas ligadas a projetos esportivos.  Com o objetivo de promover a democratização do acesso da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a iniciativa recebeu nada menos do que 406 submissões neste ano. Diante da alta demanda, a instituição volta a receber inscrições até o dia 15 de abril, em seu site (capacitacaoetransformacao.org/selecao-ct) .

De acordo com a gerente de projeto da Rede CT, Gigi Favacho, em 2025, a decisão de reabrir o edital foi motivada pelo desejo de aumentar o número de instituições contempladas pela iniciativa.

"Ampliar as formações do CT significa para a gente contribuir com a mudança de perspectivas de vida de pessoas em sua maioria em vulnerabilidade social; democratizar e descentralizar o acesso às leis de incentivo e com isso contribuir também com o desenvolvimento de territórios ainda à margem das políticas públicas de desenvolvimento social", afirma.

Entre os dias 13 e 28 de março deste ano, a Rede CT recebeu submissões de todos os 19 estados contemplados pela proposta, além do Distrito Federal. Com 182 instituições inscritas, o Nordeste foi a região do país com o maior percentual de participantes (44,8%), seguido por Norte (29,3%), que somou 119 inscrições, e Centro-Oeste (25,9%), com 105 participantes. 

Dentre as instituições inscritas, 70% nunca atuaram com nenhum tipo de Lei de incentivo e outras 52% não possuem recursos suficientes para arcar com seus custos fixos. Apesar disso, 
39% delas já receberam algum prêmio ou menção honrosa por suas atividades. Juntas, as OSCs que se submeteram ao processo atendem 1.123.480 pessoas em suas comunidades e contam com 9.099 profissionais atuando diretamente em suas ações, sejam contratados ou voluntários.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO: Podem concorrer ao edital organizações da sociedade civil com projetos esportivos que tenham sede nas regiões Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). São oferecidas duas vagas por organização e ao menos um dos participantes da OSC deve estar formalmente matriculado em uma instituição de ensino autorizada pelo poder público. O edital está disponível no site capacitacaoetransformacao.org.

O PROJETO CT: O Projeto CT - Capacitação e Transformação é uma iniciativa do Instituto Futebol de Rua, e Rede Igapó, além do patrocínio do Itaú e da B3. Seu objetivo é o de capacitar empreendedores sociais esportivos para o uso da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O projeto auxilia programas que utilizam a prática esportiva como ferramenta de transformação social, atuando nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste - especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

No ano passado, a iniciativa ofereceu mentoria gratuita a 322 instituições de todo o país, contemplando 577 agentes sociais esportivos que, juntos, atuam para transformar vidas de 176 mil beneficiários diretos. Em 2025, o projeto busca ampliar esse impacto, alcançando ainda mais representantes de OSCs.

Redegn com Ascom Marilia Parente

© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.