A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), por meio da Gerência de Vigilância Epidemiológica, realizará, nos dias 16 e 24 de abril, um treinamento sobre o manejo clínico da tuberculose (TB) e da infecção latente da tuberculose (ILTB) com profissionais da rede de Atenção Primária à Saúde do município. O evento acontecerá no auditório da UniFTC Juazeiro, das 13h30 às 17h.
O treinamento será ministrado pelo médico infectologista Dr. Washington Luis Dantas, que abordará temas essenciais sobre o diagnóstico e manejo adequado da tuberculose, incluindo a identificação da doença e as melhores práticas de tratamento.
A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões, podendo, no entanto, atingir outras partes do corpo. Entre os sintomas mais comuns estão: tosse seca ou com catarro que persiste por mais de 2 a 3 semanas, febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço/fadiga, dor no peito e tosse com expectoração de sangue.
A Sesau orienta que, ao identificar qualquer um desses sintomas, a população procure imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação e orientação adequada. A detecção precoce é fundamental para o tratamento eficaz da doença, evitando complicações e contribuindo para o controle da disseminação da tuberculose.
O objetivo do treinamento é capacitar os profissionais da Atenção Primária à Saúde para que possam oferecer um atendimento ainda mais qualificado à população, promovendo a saúde e prevenindo a propagação da doença no município.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.