A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) promoveu, em parceria com o Projeto OASIS e a Liga de Infectologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), uma ação de testagem e conscientização sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e tuberculose no Conjunto Penal de Juazeiro, no último domingo (30).
Durante a atividade, foram realizados 717 testes rápidos para diagnóstico de ISTs, com os seguintes resultados: 03 testes reagentes para HIV, 34 testes reagentes para sífilis e 01 teste reagente para hepatite C (HCV).
Além disso, no combate à tuberculose, 50 pessoas com sintomas respiratórios foram identificadas e encaminhadas para coleta do exame de baciloscopia de escarro (BAAR), essencial para o diagnóstico da doença.
O gerente da Vigilância Epidemiológica, Adeilton Júnior, destacou a importância da ação dentro da unidade de privação de liberdade. "Levar testagem e acompanhamento médico para a população privada de liberdade é fundamental para garantir o direito à saúde e interromper a transmissão de doenças infecciosas nesse ambiente. A detecção precoce permite um tratamento adequado e mais eficaz, beneficiando tanto os internos quanto a saúde pública como um todo", ressaltou.
A Sesau segue comprometida com a ampliação do acesso à testagem e ao tratamento precoce, promovendo a saúde e prevenindo complicações. Iniciativas como essa reforçam a importância da prevenção e do acompanhamento contínuo, garantindo cuidado integral para diferentes grupos da população.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.