A Comissão de Combate ao Assédio e à Discriminação (CCAD) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) apresentou à comunidade o Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (PSPEAD) na quinta-feira (20).
O evento de lançamento do plano aconteceu de forma remota e foi transmitido pelo canal da TV Caatinga no YouTube, onde o vídeo permanece disponível para visualização.
O PSPEAD estabelece as diretrizes para a prevenção e o combate ao assédio moral, assédio sexual e à discriminação na Univasf. O lançamento contou com a participação da ouvidora-geral da União, Ariana Frances, que apresentou a segunda edição do Guia Lilás, elaborado pela Corregedoria Geral da União (CGU), documento que é referência para os órgãos governamentais no combate ao assédio e à discriminação. O reitor Telio Nobre Leite também esteve presente ao evento e destacou a relevância do PSPEAD para a Univasf.
As servidoras Kilma Matos, Maria D’Ajuda Passos e Paloma Paraguassu, que integram a CCAD, apresentaram a estrutura do PSPEAD, abordando os tópicos da Prevenção, do Acolhimento e das Denúncias. Todo o evento contou com interpretação para Língua Brasileira de Sinais (Libras) com a equipe de intérpretes do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Univasf.
Elaborado ao longo do segundo semestre de 2024, o PSPEAD foi instituído pela Instrução Normativa Nº 15/Reitoria, em 27 de janeiro de 2025. O plano destina-se a orientar a conduta mediante situações de assédio moral e sexual e discriminação que possam envolver estudantes, servidores, funcionários terceirizados e comunidade externa no âmbito da Univasf. O documento está disponível para acesso no site da CCAD. O e-mail para contato com a comissão é ccad@univasf.edu.br.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.