Conforme destacado na REDEGN, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) informou que está intensificando as buscas pela menina Ingrid Vitória, de 13 anos, sequestrada na manhã da terça-feira (25), na zona rural de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do estado. A vítima foi levada nas proximidades do povoado de Caraíbas enquanto retornava de Curaçá, na Bahia, com a mãe, o irmão e um motorista, que já era conhecido da família. Este último é apontado como suspeito do crime.
A REDEGN conversou com a Mãe da menina Beatriz Angélica, a estudante de direito, ex vereadora de Petrolina, ex secretária de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Lucinha Mota, atual Assessora Especial do Governo de Pernambuco, que comentou e avaliou a situação do caso do sequestro de Ingrid Vitória.
Lucinha disse que recebeu "com enorme tristeza e preocupação a notícia do desaparecimento da jovem Ingrid Vitória, ocorrido no Sertão estado".
"Como mãe que viveu a dor irreparável de perder uma filha, sei o quanto esse tipo de situação dilacera uma família e exige respostas rápidas, humanas e eficazes do poder público. Hoje, atuo como assessora especial do Governo de Pernambuco, função que exerço com o mesmo espírito de luta que me conduziu até aqui, após minha trajetória como ex-vereadora, ex-secretária de Justiça e Direitos Humanos e estudante de Direito. Falo agora como mulher, mãe, cidadã e agente pública, profundamente tocada por mais esse episódio de violência contra uma adolescente", declarou Lucinha.
De acordo com Lucinha, Pernambuco conta com políticas públicas voltadas à busca de pessoas desaparecidas, como o Projeto Reencontro, o uso de bancos de perfis genéticos, a adesão à Mobilização Nacional de Identificação e Busca de Pessoas Desaparecidas, e os procedimentos operacionais padronizados da Polícia Civil para esses casos. Lucinha diz que os avanços são importantes, mas ainda insuficientes diante da urgência que a dor impõe.
"Por isso, nosso compromisso é seguir ampliando e fortalecendo essas ações. No caso de Ingrid Vitória, o Governo do Estado de Pernambuco, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, está plenamente mobilizado. Por meio da Secretaria de Defesa Social, foi montada uma força-tarefa que inclui a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, cães farejadores, drones com câmera térmica e aeronaves do Grupamento Tático Aéreo (GTA). Equipes do BEPI e de inteligência também atuam incansavelmente, em campo, dia e noite, rastreando a região com o máximo de empenho e tecnologia disponível", explica Lucinha.
"Eu e a governadora Raquel Lyra estamos acompanhando de perto cada passo dessa operação e reafirma o compromisso do seu governo com a vida, a segurança e a dignidade das crianças e adolescentes de Pernambuco. Estamos em oração, junto com a família e toda a população e não descansaremos até que Ingrid Vitória seja encontrada sã e salva. Que Deus conforte e fortaleça sua família nesse momento tão difícil. Essa é uma luta de todos nós", finalizou Lucinha Mota.
O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Delegacia de Santa Maria da Boa Vista, que reforça a importância da colaboração da população para o sucesso das investigações.
A mãe da jovem desaparecida fez um desabafo e contou que o motorista fez todos os passageiros de refém. “Ele amarrou minha mão, eu consegui escapar com meu filho de 4 anos, e ele fugiu com ela (Ingrid) dentro da caatinga, arrastando ela. Isso foi mais ou menos às 8h30 da manhã”, relatou a mulher em um vídeo postado pelo perfil da Rádio Boa Vista FM.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.