Sem energia: Produtores do Projeto de Irrigação Pontal Sul realizam na manhã desta quinta-feira (20) protesto em Petrolina

20 de Mar / 2025 às 10h00 | Variadas

Produtores do Projeto de Irrigação Pontal Sul realizam na manhã desta quinta-feira (20), um protesto na sede da 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, localizada em Petrolina. A reivindicação é para que a Codevasf quitar um débito de cerca de R$ 8 milhões junto à Neoenergia Pernambuco, após terem o serviço de energia elétrica cortado nesta quarta-feira (19).

Na semana passada o vereador Rogério Passos, que também é o presidente da Associação dos Produtores do Pontal, havia chamado a atenção para a falta de recursos federais em relação ao projeto. Segundo Rogério, a Codevasf em Brasília repassou irrisórios R$ 10 mil para a 3ª SR – valor insuficiente para a operação e manutenção do Pontal Sul.

O Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC) selou um acordo com a Companhia para atuar nesse sentido, mas já deixou claro que não assumirá despesas anteriores à sua gestão, que está começando. Em nota enviada aos produtores, o DINC lembrou que existe uma liminar impetrada pela Codevasf na justiça, que impede o corte de energia elétrica no Pontal Sul. A Companhia em Brasília já tomou conhecimento do fato para que o serviço seja restabelecido até o final do dia.

O Projeto Pontal está localizado em Petrolina e ocupa uma área total de 33.526 hectares, dos quais 6.571 são destinados à área de reserva legal. De acordo com os estudos de pedologia realizados pela codevasf, 7.717 hectares são considerados irrigáveis.

Tendo como fonte hídrica o Rio São Francisco, o projeto abrange duas grandes áreas contíguas, denominadas, respectivamente, norte e sul, separadas fisicamente pelo riacho pontal, afluente do rio São Francisco pela margem esquerda.

A Neonergia emitiu uma nota esclarecendo o motivo do corte de energia elétrica no projeto Pontal.

Neoenergia Pernambuco informa que, frustradas diversas tentativas de negociação de débitos milionários com a Codevasf, executou, na quarta-feira (19), a suspensão do fornecimento de energia por inadimplência em unidades consumidoras da companhia. Desta vez, o corte por falta de pagamento ocorreu no Projeto de Irrigação Pontal Sul, no Sertão do São Francisco. Ação semelhante já foi realizada nos Projetos Brígida e Caraíbas, na mesma região, em que algumas unidades estão auto religadas à revelia da Distribuidora, além da ocorrência de eventos de impedimentos e ameaças às equipes da concessionária. A exemplo do que ocorreu anteriormente, a medida foi o último recurso adotado pela distribuidora, após esgotados todos os prazos e tratativas administrativas previstas. A Neoenergia reitera a disposição para a retomada do diálogo com o órgão público e se compromete em religar, imediatamente, as unidades após a quitação do débito em aberto.

redegn Foto redes sociais

© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.