Priorizando a comida na mesa do juazeirense, a Prefeitura Municipal, reuniu diversas secretarias, na manhã e tarde desta terça-feira (18), para discutir a política de segurança alimentar do município.
Ainda pela manhã, a Secretaria de Desenvolvimento Social, da Mulher e Juventude, de Meio Ambiente, a Agência de Desenvolvimento Rural, o Programa Juazeiro sem Fome, coordenado pela secretaria de governo -, e governo do Estado, se reuniram em função da capacitação para a CAISAN (Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional), no auditório da Sedes.
A capacitação foi realizada pela Coordenadora Estadual do Programa Bahia sem Fome, Jainei Cardoso. Que explica a necessidade da retomada das reuniões e deliberações do conselho, o que aponta que o município está disposto a participar ativamente da garantia de segurança alimentar e nutricional da população.
"Quando o município faz com que, tanto o Conselho Municipal de Segurança Alimentar esteja funcionando, como a CAISAN, significa que, além de você ter a participação da sociedade civil na elaboração de políticas públicas que garantam a segurança alimentar, existe também a gestão municipal nisso. Isso casa muito bem com a proposta do município também de criar a criação do Programa Juazeiro Sem Fome, que vai estar também dentro disso", ressaltou Jainei.
Para Lorena Pesqueira, Coordenadora do Programa Juazeiro sem Fome - JSF, este foi um momento de fortalecer a intersetorialidade entre as secretarias, num projeto comum em prol dos juazeirenses.
"É Momento ímpar para o fortalecimento das ações da intersetorialidade do Programa Juazeiro sem Fome, será um impacto social na segurança alimentar na vida das pessoas em vulnerabilidade, que é fruto de esforços de todas secretarias envolvidas". Explica Lorena.
Estiveram presentes também pela manhã, a secretaria de cultura, de governo, educação e saúde.
Já no período da tarde, a reunião aconteceu na Casa dos Conselhos, juntamente com os representantes da casa e conselheiros municipais, para falar sobre o SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar), retomando assim o cumprimento da Lei 11.346, que trata deste sistema.
Os encontros servem de base para a promoção e adequação da política municipal de segurança alimentar e elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar. Isto porque, desde 2017, Juazeiro aderiu ao SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar), e deve elaborar políticas públicas que garantam alimento na mesa da população.
O secretário da Sedes, Igor Luiz, relata o saldo positivo da participação da secretaria nas duas reuniões, bem como para a população de juazeiro, principalmente àqueles que estão em vulnerabilidade social. "Foi um dia muito produtivo porque, juntos, nós dialogamos sobre a construção do plano de segurança alimentar do município, que nunca teve, e, agora, está sendo construído pela primeira vez no município de Juazeiro", concluiu Igor.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.