Univasf realiza II Simpósio sobre o Uso Racional de Medicamentos do Vale do São Francisco

20 de Mar / 2025 às 17h00 | Variadas

Com o tema central “Comunicação em Saúde na Promoção da Segurança do Paciente", o Centro de Informações Sobre Medicamentos (CIM) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promove, entre os dias 9 e 10 de maio, o II Simpósio sobre o Uso Racional de Medicamentos do Vale do São Francisco.

O evento ocorrerá no Cineteatro da Univasf, localizado no Campus Sede, em Petrolina (PE). Podem participar profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer curso relacionado à área da saúde.

As inscrições estão abertas até o dia do Simpósio. O prazo para submissão de trabalhos termina no dia 6 de abril.

Para se inscrever, é necessário acessar o site do evento, preencher o formulário de inscrição e realizar o pagamento da taxa correspondente. Até o dia 13 de abril, o valor será de R$ 35,00 para estudantes de graduação e R$ 70,00 para profissionais e estudantes de pós-graduação. Após essa data, haverá reajuste nos valores. Os participantes podem submeter trabalhos científicos para a Mostra 'Experiências Exitosas em Comunicação, Educação em Saúde e Segurança do Paciente', nos seguintes eixos temáticos: Apoio ao Diagnóstico, Atenção de Média e Alta Complexidade, Atenção Primária e Promoção do Uso Racional de Medicamentos. As normas para elaboração, submissão e apresentação de trabalhos estão disponíveis neste link.

O evento abordará não apenas as práticas atuais, mas também as inovações necessárias para que a comunicação em saúde promova a segurança do paciente em diversos âmbitos de trabalho, considerando as diversidades culturais e sociais. A programação contará com palestrantes de diversas áreas da saúde, como farmacêuticos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros profissionais. Serão dois dias de palestras, mesas-redondas e painéis, abordando temas como “Comunicação Interprofissional e seu Impacto na Segurança do Paciente'” “Desafios da Interculturalidade na Comunicação em Saúde” e “A Judicialização da Saúde e a Segurança do Paciente”.

De acordo com a docente do Colegiado de Farmácia (CFarm) da Univasf e uma das organizadoras do evento, Isabel Dielle Souza Lima Pio, entre as estratégias para promover a segurança do paciente está a otimização da comunicação, pois ela evita erros entre os profissionais e favorece o estabelecimento do direito do usuário do sistema de saúde, que é o de conhecer sua condição e o itinerário terapêutico como um todo. “No que tange especificamente ao uso racional de medicamentos, sabemos que a falta de informação e o baixo letramento são fatores de risco para seu uso irracional e inseguro. Nada mais justo do que trazermos para este segundo Simpósio uma discussão sobre isso, de como nos aperfeiçoar entre profissionais, usuários e os diversos sistemas que envolvem a relação dialógica de comunicação”, afirma Isabel Dielle.

Portal Univasf

© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.