Na terça-feira (11), o Instituto Federal do Ceará, Campus Crato recebeu a Comenda de Mérito Legislativo da Câmara Municipal.
A homenagem celebrou os 70 de fundação do campus, completados em 2024.De Colégio Agrícola a Instituto Federal do Ceará, passando pelos anos de Escola Agrotécnica, a instituição dedicou-se a transformar a região do Cariri cearense, formando não apenas profissionais, mas também cidadãos e cidadãs.
A sessão solene contou com a presença de autoridades e de antigos e atuais estudantes e servidores da instituição. Um dos exemplos é o cantor e compositor Flávio Leandro, que foi aluno do antigo Colégio Agrícola que prestigiou o evento.
A homenagem foi proposta pelo vereador Thiago Esmeraldo e votada na Câmara em agosto de 2024, ano em que a instituição completou 70 anos de criação. A vereadora Ariza Silva destacou a importância educacional e histórica do hoje IFCE para o Crato, região do Cariri e Nordeste.
Para o diretor-geral do campus, o professor Nustenil Segundo, a homenagem é um reconhecimento pelo papel desenvolvido pela instituição nas últimas décadas: "É muito importante para a comunidade acadêmica receber essa honraria, porque é um mérito de todas as pessoas que passaram por aqui. Na hora de planejar o futuro, é fundamental olhar para o passado, resgatar a história e saber que essa é uma instituição que tem 70 anos e todo um passado de conquistas ".
A história do IFCE campus Crato começa em 1954, com a criação de uma Escola Agrotécnica no município, voltada para o ensino agropecuário. O primeiro curso foi o de Tratorista, em 1955. Quase dez anos depois, em fevereiro de 1964, o espaço muda de nome e passa a se chamar Colégio Agrícola do Crato, e, em 1979, vira Escola Agrotécnica Federal de Crato.
Com a Lei nº 11.892, sancionada pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) é criado e passa a abrigar os antigos Centros Federais de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET) e as Escolas Agrotécnicas do Crato e de Iguatu.
No Crato, o IFCE manteve-se no ensino agropecuário, mas também expandiu sua área de atuação, de acordo com as demandas e necessidades da região.
Atualmente, o campus oferece os cursos técnicos de Informática para Internet, Agroindústria, Agropecuária e Lazer, no Ensino Médio Integrado; Agropecuária, no Ensino Técnico Subsequente; as graduações em Letras Português/Espanhol, Sistemas de Informação e Zootecnia; e as especializações em Produção Animal no Semiárido, Gestão e Manejo em Recursos Ambientais e Manejo Sustentável da Irrigação para o Desenvolvimento dos Sistemas Agrícolas.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.