O governo federal fará nesta quinta-feira (6/3) reuniões para discutir medidas que possam mitigar a alta no preço dos alimentos. Os encontros incluem uma reunião interna, com integrantes da equipe econômica, e outra externa, ouvindo representantes de associações dos produtores.
As reuniões ocorrem em meio à preocupação do governo com a inflação dos alimentos, com impacto negativo na aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de discutir o tema desde o início do ano, a gestão ainda não apresentou medidas concretas para reduzir os preços.
A discussão será conduzida no Palácio do Planalto pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin. Pela manhã, a reunião inclui também os ministros Rui Costa (Casa Civil), Carlos Fávaro (Agricultura), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), bem como o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além de secretários dessas pastas e do Ministério da Fazenda.
À tarde, o governo ouvirá representantes de entidades como a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Sindicato da Indústria de Açúcar e do Álcool (Sindaçúcar), a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), entre outras organizações.
Após os encontros, o presidente Lula ainda deve se reunir com seus auxiliares para definir quais medidas serão adotadas pelo governo. As possibilidades incluem incentivos à produção de alimentos, como créditos para agricultores familiares e produtores, que podem ser incluídos no Plano Safra deste ano.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.