O XVI Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica ocorrerá entre os dias 16 a 22 de agosto de 2025 na Universidade Regional do Cariri URCA, coordenado pelo Laboratório de Análise Geoambiental (LAGEO) do Departamento de Geociências, juntamente com a Associação Brasileira de Climatologia (ABCLIMA).
A temática central desta edição será “Eventos Climáticos Extremos, Vulnerabilidades Socioambientais e as Políticas para o Clima: o Sul Global em debate”.
O site oficial do evento já se está no ar: https://www.even3.com.br/sbcg_cariri.
Entre os temas tratados estão Padrões e especificidades climáticos dos ambientes semiáridos: Clima e conhecimento popular: memória e aspectos socioculturais. A seca e a estiagem: abordagens técnicas - científicas, gerenciamento e políticas públicas. As secas como fenômeno histórico-social: doenças e fome no sertão nordestino do século XIX e XX. História Ambiental do Semiárido. Clima e o Domínio das Caatingas: dinâmica ambiental e conservação. Desertificação e áreas degradadas em terras secas. Acesso à água: usos, conflitos e metodologias e tecnologias sociais. Semiárido, clima e suas potencialidades socioeconômicas. Climatologia da região Nordeste: avanços, desafios e perspectivas.
As questões climáticas estão bastante em evidência e sendo debatida em variados setores da sociedade, perpassando por questões econômicas, políticas, sociais e ambientais.
As agências, instituições de pesquisa e a mídia divulgam constantemente em veículos de comunicação, que o Aquecimento Global em curso, já modificou importantes sistemas ambientais. O SBCG tem por objetivo fomentar o debate, a reflexão, a difusão e a construção do saber em torno da climatologia geográfica e de outras áreas correlatas no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão.
O tema do evento se constitui atual e urgente, visto que o Sexto Relatório de Avaliação (AR6) lançado pelo IPCC (2021) apontou que o aquecimento global foi provocado inequivocamente pelas ações humanas, através do lançamento dos gases do efeito estufa (GEE).
A instituição executora do evento é a Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Departamento de Geociências do Centro de Humanidades, com sede em Crato, CE, em parceria com o Mestrado Profissional de Ensino de Geografia em rede, Geopark Araripe, CNPq, Capes.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.