Motoristas de carro pipa em Juazeiro e Petrolina estão com pagamentos atrasados e ameaçam protesto

28 de Feb / 2025 às 07h30 | Variadas

"No Nordeste imenso, quando o sol calcina a terra, Não se vê uma folha verde na baixa ou na serra. Juriti não suspira, inhambú seu canto encerra". Os versos cantados por Luiz Gonzaga continuam fazendo eco na zona rural de Juazeiro e Petrolina, ampliado pelos municípios do norte da Bahia e Vale do São Francisco: familias de agricultores vivem problemas de falta de água.

A REDEGN obteve a informação que Motoristas carros-pipa que abastecem com água localidades atingidas por estiagem ou seca no interior estão com os pagamentos atrasados. Os Trabalhadores do Movimento Organizado dos Pipeiros afirmaram  a REDEGN que estão sem receber desde dezembro de 2024. 

A REDEGN enviou solicitação ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) se existe prazo para o pagamento visto que os pipeiros ameaçam realizar um protesto. A REDEGN fez contato com o Comando do Exercito Nordeste para obter informações sobre a distribuição de água nas localidades de Juazeiro-Bahia e Petrolina, mas não obteve resposta. O Exército Brasileiro coordena a ‘Operação Carro-Pipa’, financiada pelo Governo Federal.

Detalhe: Desde o ano passado que as Prefeituras de Juazeiro e Petrolina foram reconhecidas pelo Governo Federal com situação de emergência devido ao período de estiagem.

OPERAÇÃO CARRO PIPA:O Programa de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro foi implementado pelo Governo Federal há mais de 20 (vinte) anos. Seu objetivo é realizar o abastecimento de água potável para o consumo humano no Polígono da Seca Nordestino, norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

As atividades da Operação Pipa compreendem à distribuição de água potável, preferencialmente por meio de carros-pipa, às populações rurais e urbanas atingidas por estiagem com prioridade para os municípios que encontram-se em situação de emergência ou estado de calamidade pública.

redegn Foto arquivo

© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.