A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu 47 pomadas para fixar ou modelar cabelos, nesta segunda-feira (24). Segundo o órgão, a iniciativa faz parte de uma ação para garantir produtos seguros. A medida tem vigência imediata e não podem ser comercializados.
De acordo com a entidade, a decisão é vista para fortalecer ações de verificação da regularidade de pomadas para fixar ou modelar cabelos.
Os produtos foram proibidos por falta de adequação às exigências da norma atual, a resolução 814, de 2023. Essas marcas não teriam apresentado uma série de obrigações do Sistema de Automação de Registro de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes. Entre as determinações, está a declaração da empresa titular que atesta a segurança do produto, conforme a Anvisa.
A agência disse que o uso de pomadas irregulares ou inadequadamente pode causar efeitos como cegueira temporária (perda temporária da visão), forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.