A governadora Raquel Lyra está de saída do PSDB. Ela vai se filiar ao PSD, de Gilberto Kassab, segundo fontes da cúpula nacional do partido.
O Diario de Pernambuco apurou que o evento de filiação está previsto para o dia 10 de março, às 19h. A expectativa é de que o ato conte com a presença do próprio Kassab.
Segundo informações extraoficiais, ela também deve assumir a presidência estadual da legenda, cargo exercido atualmente pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD).
Uma mudança era especulada há meses, com o PSD sendo o principal pretendente. O MDB também fez uma proposta à governadora, que foi rejeitada.
Na última semana, Raquel admitiu sua insatisfação com o ninho tucano, que teria “diminuído de tamanho”, e confirmou que estava negociando uma saída da sigla. O partido possui apenas 13 deputados federais e três senadores. Outro agravante é a oposição ao presidente Lula (PT), de quem Lyra deseja se aproximar.
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, descartou uma união partidária com o PSD e o MDB na última semana, e confirmou tratativas com Solidariedade e Podemos – alianças que deixariam Lyra ainda mais distante de Lula.
Raquel Lyra está no PSDB desde 2016, quando deixou o PSB após ser desautorizada a se candidatar à prefeitura de Caruaru. Pelos tucanos, foi prefeita por duas vezes, e se elegeu governadora de Pernambuco.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.