O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) elegeu o Juiz Raimundo Braga para a vaga de Desembargador por merecimento e o Juiz Eduardo Caricchio para a vaga de Desembargador por antiguidade, nesta quarta-feira (19). Na sessão, o Desembargador Abelardo da Matta Neto foi reconduzido para a vaga de Desembargador Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).
O novo Desembargador Raimundo Braga apareceu, pela terceira vez consecutiva, na lista de merecimento e recebeu nota 100 dada por um colégio eleitoral de 60 desembargadores. Além dele, o Juiz Alberto Raimundo Gomes dos Santos e a Juíza Andréa Paula Matos Rodrigues de Miranda receberam a nota 100. A vaga foi aberta pela aposentadoria do Desembargador Luiz Fernando Lima e teve o chamamento pelo Edital 77/2024.
Para o Desembargador Raimundo Braga – que exercia a função de Juiz Assessor Especial da Presidência em Tecnologia –, o momento foi de muita emoção. “Desde menino, convivo neste Tribunal; então, este momento é de gratidão e compromisso”, relatou.
Atendendo ao Edital 03/2025, o único candidato foi o novo Desembargador Eduardo Caricchio, que assumiu a vaga por antiguidade após o Tribunal Pleno aprovar a eleição por unanimidade. “É um momento de vitória. Não acabou ainda, está começando uma nova estrada”, declarou. A vaga foi aberta devido à aposentadoria da Desembargadora Lígia Maria Ramos Cunha Lima.
O Edital 06/2025 convocou candidatos para a vaga de Desembargador Eleitoral efetivo para o TRE-BA. Havia dois candidatos: o Desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto e o Desembargador Manuel Carneiro Bahia de Araújo. O Desembargador Abelardo da Matta Neto foi reconduzido com 45 dos 61 votos do colégio eleitoral.
Para o Desembargador Abelardo, isso demonstra “o reconhecimento pelos meus pares do trabalho que realizei nas últimas eleições municipais. Então, é um momento de muita alegria”. Ele é o atual Presidente do TRE-BA.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.