Em Juazeiro, músicos que fizeram parte da Banda Base, do Festival Edésio Santos da Canção, ainda não receberam os cachês pelos serviços prestados. Apesar de ser uma dívida da administração passada, os integrantes fazem um apelo à atual gestão para que assuma o débito e eles possam honrar com seus compromissos.
"Um dinheiro tão pouco pro município, R$ 13mil reais. A gente ensaiava todos os dias, teve dias da gente passar oito horas de relógio dentro de um estúdio, ensaiando, no dia sair tudo perfeito, pra até hoje a gente tá nessa peleja pra receber. Desanima. Corremos atrás até o último dia do ano da gestão Suzana Ramos, fomos lá, Francioli garantiu que o dinheiro caía até o final da tarde, cheio de papel na mão, enganando mesmo a gente, até hoje. Entrou novo governo, a mesma coisa. Correria. Nossa nota já tá toda regularizada, tudo certinho, só depende de força de vontade deles mesmo em depositar esse dinheiro, que é tão pouco pra eles. Eles têm dívidas de milhões, o que é R$ 13 mil pra eles?", questiona.
Segundo Jadson Dantas, guitarrista da Banda, o sentimento é de indignação. "Fomos enganados. Trabalhamos, é um trabalho digno, que dá pra viver, mas infelizmente existem essas enrolações aí ainda, e quando parte do município, que é o que mais tem que apoiar, é quem mais precisa de músicos, no caso do Festival Edésio. Mas nós temos esperança que essas pessoas aí vão se sensibilizar com o caso e vão mandar pra gente, porque a gente precisa mesmo. Tem gente que tá no prejuízo, contando com esse dinheiro. De novembro até hoje", conta.
Em nota, a Seculte informa que, desde que tomou conhecimento de que houve pendências nos pagamentos dos músicos que atuaram no Festival Edésio Santos de 2024, relacionadas à gestão anterior, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) iniciou uma busca pelo processo administrativo correspondente para compreender a situação.
No entanto, infelizmente, não foram localizados registros formais do processo, tampouco empenho ou "restos a pagar" da última administração. Esta ausência inviabiliza, neste momento, qualquer deliberação sobre ordens de pagamento dentro dos trâmites legais.
Em tempo, a Seculte se coloca à inteira disposição dos artistas que participaram do Festival Edésio Santos na gestão anterior para quaisquer esclarecimentos.
Para os eventos futuros, relacionados à atual gestão, convidamos os músicos a se cadastrarem no Edital de Credenciamento, que está aberto até o dia 12 de março. Os artistas credenciados poderão participar das atividades previstas no calendário oficial municipal, de maneira legalizada e formal.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.