O Brasil vive a terceira onda de calor de 2025, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é que serão afetados municípios nos Estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, se estendendo, posteriormente, por Goiás e Bahia.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), "as temperaturas máximas estão elevadas em grande parte do país, uma característica típica do verão".
De acordo com as definições da Organização Meteorológica Mundial, esse evento extremo acontece quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos.
O setor de Meteorologia da Univasf prevê temperaturas que podem chegar a 38°C em Juazeiro, Petrolina e região. A Sensação térmica supera os 45 graus centigrados. O calor intenso vai até domingo (23).
Além do calor, podem ser registradas queda da umidade relativa do ar, entre 20% e 12%, em algumas localidades. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde deve estar entre 50% e 60%.
Diante das ondas de calor que se iniciaram e que segundo o Climatempo, estão previstas para continuar até o dia 21 de fevereiro, o Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA) recomenda que órgãos públicos e privados que tem grande circulação de pessoas instalem Pontos de Hidratação de água gratuitos para a população.
O Conselho reforça a importância dos cuidados diários para se manter seguro em momentos de calor extremo. Além de beber água regularmente, é necessário usar roupas leves que permitam a transpiração, planejar as atividades ao ar livre para os horários mais frescos do dia, consumir alimentos leves de fácil digestão, levar sempre uma garrafinha de água e usar protetor solar para se prevenir contra o câncer de pele.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.