HUMANID’ARTES: Arte, Cultura e Direitos Humanos Transformando o Sertão do São Francisco

14 de Feb / 2025 às 17h30 | Variadas

O projeto HUMANID’ARTES é uma iniciativa inovadora, que une arte, cultura e Direitos Humanos, promovendo a formação cidadã e a valorização da identidade cultural no Sertão do São Francisco. Criado pelo artista e produtor cultural André Pereli, que também é bacharel em Direito, o projeto busca fortalecer o acesso à cultura e ao conhecimento, especialmente entre estudantes do ensino médio e comunidades em regiões não centrais de Petrolina-PE.

Com ações voltadas para a capacitação, apresentações artísticas e rodas de conversa. Serão  apresentados Direitos Constitucionais básicos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estudos sobre plantas medicinais da Caatinga, além de criar oportunidades para a arte independente e o fomentar a cena cultural local. 

Programação 1) Palestra "Direitos e Outras Humanidades" (A. Pereli);  2) Palestra "Plantas Medicinais do Bioma Caatinga, Usos Populares, Estudos Científicos e Sustentabilidade no Semiárido Nordestino" (Jackson Guedes - Univasf); 3) Roda de Conversa; 4) Apresentação musical do EP autoral “Gênesis” (André Pereli).
 
O público alvo são estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio público, bem como pais de alunos, profissionais das escolas e a comunidade dos bairros que tenham alguma conexão com a instituição de ensino. Os estudantes receberão certificado de participação, para fortalecer o currículo escolar.

"Acredito no poder transformador da arte e na sua capacidade de educar e conscientizar. O HUMANID’ARTES nasce da necessidade de ocupar espaços públicos e educacionais com cultura e o conhecimento de Direitos Fundamentais, estimulando o pensamento crítico e o protagonismo social, através de duas ferramentas essenciais para a vida humana em sociedade", destaca André Pereli, que há mais de uma década se dedica à música e à produção cultural no Vale do São Francisco.

Em uma região em desenvolvimento, que precisa cada vez mais inclusão, o acesso a iniciativas culturais descentralizadas é um desafio. Projetos como este são fundamentais para fortalecer a identidade local e garantir que a cultura seja um direito acessível a todos, além de levar o Direito onde ele deve estar. 

Agenda do projeto:


12/02/2025 (QUARTA-FEIRA) EREM Prof. Evanira de Souza Dias - Lot. Rio Claro II, São Gonçalo - 07:30 às 16:30
14/02/2025 (SEXTA-FEIRA) EREFEM Pe. Luiz Cassiano - Loteamento Recife - 14:10 às 21:10
21/02/2025 EREM Antônio Padilha  - José e Maria - Das 07:30 às 16:30
28/02/2025 EREM Pe. Manoel de Paiva Netto - Jardim Amazonas - 07:30 às 16:30

O HUMANID’ARTES foi aprovado no Edital de Formação e Direitos Humanos, por meio da Lei Paulo Gustavo, em Pernambuco e conta com uma equipe de profissionais qualificados, comprometidos em entregar à população pernambucana resultados que impactem positivamente a qualidade de vida e o acesso à arte, cultura e educação no Sertão do São Francisco.

Saiba mais em:
@andrepereli (Instagram)
https://www.instagram.com/andrepereli/ 

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.