Choveu, mas reservatórios continuam baixos: Carros pipa atendem moradores da Zona Rural de Juazeiro e Petrolina

23 de Jan / 2025 às 21h00 | Variadas

A REDEGN informou que apesar das fortes chuvas, a situação na zona rural de Juazeiro e Petrolina chama a atenção devido a estiagem e consequentemente, falta de água, atigindo principalmente a zona rural.

Confira REDEGN Paradoxo: Juazeiro e Petrolina estão na lista de situação de emergência em função da escassez de chuvas

 

A REDEGN obteve a informação que o Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do Estado de terça-feira (21) o decreto que declara situação de emergência em 118 municípios de Pernambuco por contra da grave escassez de chuvas e dos impactos da estiagem prolongada. 

O presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Alex Campos, em entrevista esclareceu a dúvida de muitos com relação ao decreto de situação de emergência emitido pelo Governo Estadual. Na determinação, a governadora Raquel Lyra (PSDB) decretou situação de emergência em 117 cidades devido à seca. Porém, desde o início do mês, Pernambuco tem sido atingido por fortes chuvas, especialmente no Sertão, o que causou confusão no entendimento da população.

Em resposta a esse questionamento, Alex explicou que as chuvas que atingem Pernambuco neste período do ano não estão caindo nas regiões de coleta de água dos mananciais.

“Apesar de sabermos que está chovendo em várias regiões do Estado, o fato é que Pernambuco é dividido em pequenas microrregiões, do ponto de vista das precipitações pluviométricas em relação às quadras chuvosas e, nem sempre, essas chuvas elas caem onde é necessário. Aliás, se você pegar o decreto que foi publicado, ele se divide em duas partes, uma parte do decreto ele reconhece decretos municipais que já existiam, documentos que remontam dos meses de agosto, setembro, outubro e novembro. A maioria dos municípios que estão em situação de emergência estão concentrados na região do Agreste, mais precisamente abastecidos pela barragem de Jucazinho, onde as fortes chuvas não chegaram”, afirmou o presidente.

Em resposta a REDEGN, a prefeitura de Petrolina atraves da Secretaria de Desenvolvimento Rural, disse que está fazendo abastecimento com os carros pipas na zona rural, atendendo por mês aproximadamente 580 carros de água por mês. "As últimas chuvas trouxeram um pouco mais de alívio para floração da caatinga, porém não armazenou água suficiente, com isso vamos ainda continuar o carro pipa".

Em Juazeiro Bahia o Decreto de Emergencia continu. Italo Ferreira, coordenador da Defesa Civil de Juazeiro afirmou que a  vigência é de 180 dias e é pré requisito para o funcionamento da operação carro Pipa.

Redegn c Foto Aldizio Barboza

© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.