Confira denúncias de "descaso e a falta de respeito para com os pacientes no Hospital Universitário, em Petrolina". Hospital responde

22 de Jan / 2025 às 11h04 | Variadas

 

Neuritânia Felix, através das redes sociais chama atenção das autoridades para o relato sobre a situação vivenciada por paciente no Hospital Universitário-Univasf. Confira.

Venho através das Redes Sociais expor o descaso e a falta de respeito para com os pacientes  que adentram ao hospital HU de Petrolina PE. A situação é a seguinte: Olga Vieira Felix, 72 anos, paciente diabética, oncológica (realizou cirurgia torácica para retirada de um carcinoma no Pulmão dia 15/10/2024 em Salvador BA no HAM - Aristides Maltês (Hospital Humanizado).

A mesma precisa realizar quatro sessões de quimioterapia de 21 em 21 dias. Dia 21/12/2024 infelizmente ela fraturou o fêmur. Ligamos para o SAMU e fomos para a SOTE. A mesma explicou que não havia leito e que retornassemos  e aguardassemos em casa pela regulação. No dia do ocorrido não realizaram nenhum exame alegando que era um sábado. Dias depois, o citado hospital ligou para realizar exames de sangue, gerando mais sofrimento mediante a difícil locomoção da paciente.

Pelo fato de no referido hospital não ter UTI, a regulação saiu para o HUP. Vale lembrar que a comunicação da SOTE  não é das melhores e tivemos que ir ao mesmo todos os dias para saber do andamento da situação. E quem não mora em Juazeiro, como fica a situação? Ficamos sabendo da regulação através de terceiros e no apagar das luzes do dia 15/01/2025 ao procuramos o hospital uma funcionária nos avisou que dia 16/01/2025 éramos para irmos ao HU em Petrolina PE. A referida paciente ficou na Emergência do HUP  em uma maca, (onde já adquiriu uma escare) até  hoje dia 20/01/2025. Às 20:00 horas da segunda-feira fomos informados que a mesma iria para o 3° andar (espaço exclusivo para o tratamento de ortopedia).

A questão é que quando chegamos no citado andar havia um leito vazio e a informação é que ela permaneceria na maca, pois o leito já estava ocupado. Como se estava vazio? E assim permanece na mesma maca. Os funcionários informaram que essa é a situação e que não há o que fazer, que a fila é enorme e muitos pacientes se encontram na mesma situação. É a "Síndrome de Gabriela?" É um problema estrutural? E quando deixará de ser? E assim vamos vivendo e aceitando por que sempre foi assim? Conformismo? Viveremos como "Sempre Gabriela"?Tivemos notícia de uma ouvidoria, que ao ser procurada, constatou - se que a mesma funciona apenas no período diurno. Como? À noite não precisamos ser ouvidos(as)? As mazelas acontecem apenas das 08:00 às 18:00 horas? Como um órgão de tamanha importância para os pacientes, funciona apenas a Luz do Sol?

E qual o sentido de colocar leito extra (maca) tendo leito vazio? No dia 21/01/2025 completou 30 dias (um mês de sofrimento  e ainda não foi resolvido, só mandam aguardar. Como uma paciente com comorbidades e agora com fratura precisando urgente de uma cirurgia, e de realizar as sessões de quimioterapia pode esperar mais! Até quando? 
Neuritânia Felix.

NOTA DE ESCLARECIMENTO - ATENDIMENTO À PACIENTE OLGA VIEIRA FÉLIX-O HU-Univasf esclarece que a paciente está em leito de internação, recebendo toda a assistência da equipe multiprofissional enquanto a programação cirúrgica é definida, com base na avaliação de risco cirúrgico, garantindo uma abordagem segura para o referido caso. 

O Hospital Universitário acrescenta que, em função da elevada demanda por atendimentos, ações relacionadas à gestão de leitos estão sendo executadas no âmbito do Plano de Capacidade Plena, que objetiva reduzir a superlotação na área de emergência hospitalar. 

Nesse contexto, pacientes podem ser remanejados para leitos extras e temporários nas clínicas de internação enquanto leitos fixos são higienizados e liberados para novas ocupações. 

Sobre registro de dúvidas, queixos, elogios e sugestões, além do serviço presencial da Ouvidoria do HU-Univasf, a população pode registrar, em qualquer momento do dia, inclusive aos fins de semana e feriados, na plataforma Fala.Br: https://falabr.cgu.gov.br/web/home

O hospital se solidariza com o anseio dos familiares, mantendo comunicação constante sobre a evolução do tratamento e reiterando o compromisso com a atenção à saúde de qualidade.

Espaço Leitor Foto Arquivo

© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.