As últimas chuvas registradas na bacia do Rio São Francisco elevaram o volume útil do lago da barragem de Sobradinho. A expectativa é de "cheia no Rio São Francisco". De acordo com a Chesf, nesta quarta-feira (22), a vazão afluente (água que chega) 4.540 (quatro mil quinhentos e cinquenta metros cúbicos por segundo.
Detalhe: a previsão é que na sexta-feira, dia 31 janeiro, a vazão afluente atinja 5.100 metros cúbicos por segundo. No mês de fevereiro a defluência (água que sai) prevista será 3.100 (trés mil e cem metros cúbicos por segundo).
Desse modo defluência (água que sai vai aumentar e consequentemente "haverá cheia no rio São Francisco" e moradores que vivem nas margens do Velho Chico devem ficar atentos. Mais uma vez os moradores do bairro Angari deve ser atingido. Outro ponto de alagamento é a Ilha de Rodeadouro.
Durante reunião de acompanhamento das condições de operação do sistema hídrico do Rio São Francisco, o diretor-presidente da Eletrobrás Chesf, João Henrique de Araujo Franklin Neto, falou sobre as informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que dão conta de que o período úmido na bacia do São Francisco é considerado positivo e com chuvas de intensidade normal a acima do normal.
Durante reunião, o diretor-presidente ainda citou que, segundo as previsões do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o reservatório da hidrelétrica de Sobradinho deve atingir, até o final de fevereiro, mais de 80% do volume útil.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.