Artigo - Estratégias de defesa para vítimas de assédio

11 de Jan / 2025 às 23h00 | Espaço do Leitor

Você nunca sabe o que se esperar do comportamento dos outros em sua direção. Assédio é um ato desrespeitoso, delituosos, um crime. Sabemos que nos dias de hoje já não deveríamos mais ter estas discussões. Mas porque será que a um quarto do século vinte ainda falamos sobre esta conduta criminosa, neste caso em particular contra crianças e mulheres?

Em geral, são homens, muitos deles, pais. Se você já foi assediada no ambiente de trabalho, certamente sabe como foi?

Dessa forma, é muito importante que você – vítima do assédio – possa criar ambiente favorável para a construção de provas inquestionáveis por meio de testemunhos, gravações e filmagens. Mesmo porque existem muitas pessoas assediadoras que não se dão por convencidas enquanto não forem paradas. Então, sei que é desafiador, mas você precisa se abrir com pessoas da sua confiança, falar abertamente o que está acontecendo contigo. Se você ficar calada, estará muito mais vulnerável para ações que você não fará ideia. O que esperar da conduta de alguém que age com esta falta de respeito?

Os celulares modernos dispõem de inúmeros meios ou recursos que possibilitam você criar um banco de registros das ligações com print de tela, caso não possa, fotografe por meio de outro celular as ligações abusivas recebidas. Você não faz ideia do que o outro é capaz, não subestime as atitudes do outro. Alerte-se, antes que o tarde demais lhe aconteça no dia de hoje. Quando assediadores, enviam mensagens inadequadas para os celulares das suas vítimas? Cuidado com colegas que querem saber dos seus dias em detalhes. Será que não deseja identificar o momento em que você está mais vulnerável?  

Os assediadores são verdadeiros predadores emocionais, eles agem de modo a gerar impactos negativos e nocivos na vida das suas vítimas. Dessa forma, por saber que são pessoas que agem com total frieza é necessário que crie condições para que outras pessoas testemunhem as ações da pessoa assediadora em qualquer hora e local.

Ter pessoas de confiança diferentes também lhe ajuda muito, porque assim, você terá uma rede de proteção e testemunhas para a sua defesa imediata ou perante os tribunais da justiça. Cuidado eles querem que você se comporte de modo a não ter com quem contar, costumam fazer ameaças disfarçadas e querem ver você sem saída. Quando você foi assediada havia pensado nestas questões? Ou tinha profundo medo que as pessoas soubessem desta infeliz situação? Você tinha medo do julgamento das pessoas?

Ainda se referindo aos recursos para serem utilizados em celulares, hoje é possível instalar aplicativos para a gravação das ligações recebidas. Esta é uma outra opção para a construção de provas que lhe permitam lhe dar melhor fundamentação na sua defesa contra a pessoa assediadora. Da mesma forma, se você está recebendo e-mails desta pessoa, crie uma pasta e marque todas, não exclua, servirá de provas a seu favor.

Quando aos seus movimentos, a sua circulação entre vias públicas, evite caminhos desertos, sem pessoas, evite locais com pouco luminosidade. É muito importante evitar os chamados pontos cegos – são os locais que não tem a cobertura ou alcance das câmeras de monitoramento ou segurança. Caminhar entre veículos com vidros escuros é o pior erro. Agir assim, você se coloca em estado de vulnerabilidade. Quantas pessoas são atacadas em ruas escuras, escadas de emergência dentro das empresas, salas vazias ou estacionamentos?

E para concluir, mas não para finalizar estas reflexões é fundamentos ter advogados amigos com o propósito de auxiliar nos tramites judiciais, garantir orientações e prestar todo o acompanhamento necessário. Saber é poder, por isso, realize pesquisas por meio de fontes seguras sobre os comportamentos dos assediadores e os efeitos na vida das suas vítimas. Cuide-se, informe-se, previna-se!

Uemerson Florêncio – (Brasileiro) Empreendedor. Palestrante, Pesquisador, Escritor, Correspondente Internacional e Treinador em análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.