Comunitário enaltece discurso do prefeito de Juazeiro

09 de Jan / 2025 às 10h30 | Espaço do Leitor

Foto 1.0 Quadra Nove – João Paulo II

Foto 1.1 Vila Nova Fé

“Eu convido pra esse desafio do bem” “Andar juntos de mãos dadas por juazeiro, pela nossa terra” “os desafios vão vir, as dificuldades vem, mas vocês tem a minha palavra de que   nós vamos está de mãos dadas pra buscar as soluções”

Prefeito Andrei Gonçalves

A nossa esperança é o motor que nos impulsiona a continuar acreditando que teremos as respostas que precisamos, baseada nas nossas necessidades e expectativas, sejam elas coletivas ou individuais, quando pensamos enquanto cidadãos e cidadã do mundo.

Pelas redes sociais, nesta quarta-feira, 08 de janeiro de 2025, enquanto morador de Juazeiro desde 1976, tive a alegria de ver o melhor discurso de um prefeito em exercício, onde cada uma das suas palavras, impactou-me positivamente e a minha esperança renovou-se como a nossa caatinga ao receber as primeiras chuvas de verão.

Quando o convite feito aos gestores e gestoras escolares presentes naquele auditório, que pareceu ser na UNIVASF, dito “Desafios do bem”, frases como essas jamais sairão da boca de quem tem a intenção de enganar um coletivo. O chamamento do Prefeito, através da sua fala, que transmitiu a ideia de pertencimento ao solo juazeirense, não me deixou dúvidas que a população fez a melhor escolha para Juazeiro.

“Andar juntos de mãos dadas por Juazeiro, pela nossa terra”, “Os desafios vão vir, as dificuldades vem, mas vocês tem a minha palavra de que nós vamos está de mãos dadas pra buscar as soluções”. As falas e ações do Gestor apontam para uma gestão participativa, em que cada cidadão e cidadã tem sua parcela de responsabilidade por uma cidade melhor para morar criar laços de amizade e pertencimento.

Enquanto que os desafios que a gestão terá, não são tão fáceis de serem resolvidos, pois a cidade pode ser comparada a um “veículo” que muitos dirigiram, foram colocando alguns acessórios, porém não deram a devida manutenção obrigatória. Essa manutenção tardia vai requerer o empenho de cada membro da equipe atual, os quais receberam a confiança de fazer parte da Gestão, de modo que cada técnico convidado para respectivas pastas possam dá o seu melhor, a fim de dá vida ao discurso do Prefeito Municipal.

Como desafios, o município de Juazeiro nos últimos quinze anos negligenciou políticas públicas para o esporte, cultura, mulher e juventude, citando apenas alguns relacionados a população, resultando na falta eventos que promovesse a identidade cultural do jovem, do enfrentamento a violência contra a mulher, do incremento as práticas esportivas e de atletismo, dentre outras. Essa negligencia fica bem visível bastando observar o total abandono das mais de 15 quadras poliesportivas entregue ao município pelo Governo Federal entre os anos 2010 a 2015, que servem hoje apenas para o refúgio de usuários de craque e depósitos de lixo.

A falta de cuidados com essas quadras foi tão vergonhoso, que o município foi obrigado a realizar os jogos escolares nas quadras da Marvalle, Colégio Modelo, IFBA e UNIVASF, sendo o mesmo autossuficiente para realizar em espaços próprios existentes, porém o mesmo não fez a lição de casa. Esses e outros pontos ligados ao movimento da juventude, elevou nossa cidade a alto índice de homicídio por cada 100 habitantes, segundo institutos oficiais de pesquisa por amostras.

Essas e outras negligencias são desafios agudos para a gestão, o que irá obrigar corpo técnico a trabalhar em harmonia, assim como são os músicos em uma de boa orquestra, para que o maestro posso conduzir o ritmo, a direção, o equilíbrio, a motivação, etc. Essa característica de bom gestor, de homem que veio para fazer a diferença, onde o discurso diferencia de todos os que já vi nesses quase 50 anos de habitante juazeirense, e que não deixou dúvida de que teremos de volta o orgulho de ter nascido ou vindo viver nessa “Terra Amada”.

Gildenor Jerônimo é líder comunitário formado em pedagogia.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.