Com a alta de 282% nos casos leves de Covid-19 em Pernambuco, a procura por testes que detectam a doença também aumentou, fazendo com que o produto esteja em falta nas farmácias. O insumo pode chegar a custar R$ 50.
Em entrevista o presidente do Sindicato das Farmácias de Pernambuco (Sincofarma-PE), Ozeas Gomes, explica que não tem como o mercado ‘prever’ o crescimento dos casos da doença, o que gera a escassez.
“A gente só entende aquilo que está acontecendo, no momento. Não prevemos o que vai acontecer, porque quando a questão é uma doença e, especificamente, a covid-19, não podemos prever tudo. Realmente, o teste está em falta e o mercado muito escasso. O que tem é estoque antigo”, destaca ele.
Quando os testes faltam, ainda de acordo com Gomes, as farmácias fazem pedidos aos laboratórios do produto, mas o prazo de reabastecimento chega a uma semana.
“A gente não tem como exigir muito dos laboratórios, até porque quando acontecem essas faltas, é de forma geral. Eles têm que atender o Brasil todo”, complementa.
JUAZEIRO/PETROLINA: No dia 15 dezembro a REDEGN-Veja Aqui informou que o uso de máscaras descartáveis, higienização das mãos com água e sabão e o isolamento de pessoas doentes são estratégias conhecidas por quem viveu uma pandemia de Covid-19.
Em alguns estados conforme publicado na REDEGN, essas ações estão retornando após recomendações médicas.
Em resposta a REDEGN, em dezembro a Prefeitura de Juazeiro, Bahia, através da secretária de Saúde, informou que os casos de Covid-19 positivos, entre o dia 31 dezembro de 2023 a 29 junho de 2024 foram 177 notificados.
Entre 30 de junho 2024 a 07 dezembro 2024, o número é de 64. Importante ressaltar que de acordo com os dados, obtidos pela REDEGN, os casos positivos não aumentaram, mesmo podendo haver subnotificações, pessoas com sintomas leves que não procuram o serviço e não fazem os testes.
Os exames são realizados pelo Lacen. Sobre a vacina, a busca continua, porém o abastecimento no munícipio é de responsabilidade do Estado. Nesta quarta-feira (08), a REDEGN, obteve a informação através da Secretaria de Saúde de Juazeiro Baha que as Unidades Básicas de Saúde do município dispõem de vacinas contra a COVID e os demais imunizantes do calendário de vacinação.
Em Petrolina, de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, foram realizados 2629 testes rápidos e 251 casos de Covid-19 deram positivo.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.