Juazeiro/Petrolina: confira a última inspeção e situação de risco estrutural da Ponte Presidente Dutra, segundo o Ministério da Infraestrutura

08 de Jan / 2025 às 08h30 | Variadas

Na última segunda-feira (6), a REDEGN destacou reportagem sobre a  tragédia na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, ocorrida domingo, dia 22 de dezembro, na divisa entre Tocantins e Maranhão, e que expôs um problema alarmante: a fragilidade de inúmeras pontes federais no Brasil. Leia: Ponte que cai, deixa sempre um alerta: 727 Estruturas em risco no Brasil.

O incidente reacendeu o debate sobre a precariedade de muitas dessas estruturas espalhadas pelo país. 

Em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), autarquia federal vinculada ao Ministério da Infraestrutura, a REDEGN recebeu com exclusividade informações sobre a  situação estrutural da Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra localizada na Rodovia BR-407, trecho Petrolina/Juazeiro, que possui tráfego intenso todos os dias, circulando cerca de 45 mil veículos.

Confira na integra nota DNIT-Coordenação-Geral de Comunicação Social/Governo Federal:

O DNIT informa que, no caso da ponte sobre o Rio São Francisco (Ponte Presidente Gaspar Dutra), localizada na BR-407/PE, as últimas inspeções realizadas ocorreram em janeiro de 2021. Na ocasião, após a avaliação da equipe técnica de gestão de classificação, a estrutura foi indicada com a nota 2, o que é considerado ruim, porém não apresenta risco estrutural.

Atualmente a estrutura encontra-se com Plano de Trabalho de Serviços de Manutenção elaborado e em análise para aprovação que, posteriormente, seguirá para processo licitatório.

Quanto à classificação se faz necessário esclarecer que, atualmente, as OAEs estão classificadas com notas 1 a 5, com base nas inspeções realizadas pela autarquia. Esta classificação de OAE por notas é feita baseada em normativo técnico do DNIT. Tal normativo tem como um de seus objetivos o de classificar as OAEs com relação às necessidades de ações preventivas e corretivas levantadas em inspeções, auxiliando na tomada de decisão da autarquia e priorizando os investimentos. Vale reforçar que a nota de classificação não é indicador para interditar ou não uma estrutura.
 
O DNIT reitera que atualmente possui 6.224 Obras de Arte Especiais (OAEs) em todo o país e todas são monitoradas pelo Sistema de Gerenciamento de Obras de Arte Especiais (SGO). Importante ressaltar que as informações dessas estruturas contidas no SGO estão alicerçada nas inspeções técnicas criadas com base na norma DNIT 010/2004 PRO.

OBSERVAÇÃO REDEGN:  Obras de Arte Especiais (OAEs) é um termo técnico da construção civil que se refere a grandes estruturas de infraestrutura, como pontes, viadutos, túneis e passarelas. 

As OAEs são construídas para ligar dois ou mais locais, transpondo obstáculos como rios, vales e avenidas. São consideradas especiais por serem estruturas complexas e distintas, com características únicas, desafios técnicos e importância cultural ou estética. 

Para a concepção e construção das OAEs, são necessários projetos e técnicas específicas de engenharia. O principal cliente desse tipo de serviço é o poder público, e o processo de licitação é disputado por muitas empresas especializadas. 

Para que as OAEs tenham condições satisfatórias de operação, são necessárias atividades periódicas de vistoria e de manutenção preventiva.

Da Redação / Texto: Ney Vital / Foto: Italo Duarte

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