Ponte que cai, deixa sempre um alerta: 727 Estruturas em risco no Brasil

06 de Jan / 2025 às 20h30 | Variadas

A tragédia na ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, ocorrida domingo, dia 22 de dezembro, na divisa entre Tocantins e Maranhão, expôs um problema alarmante: a fragilidade de inúmeras pontes federais no Brasil.

O incidente reacendeu o debate sobre a precariedade de muitas dessas estruturas espalhadas pelo país.

De acordo com dados do Ministério Público, 727 das pontes administradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foram encontradas em condições críticas até maio de 2023.

Esse número equivale a 12,5% das 5,8 mil pontes federais monitoradas pelo órgão, sem contar viadutos e passarelas.

Entre essas pontes, 130 foram classificadas como extremamente deterioradas e 597 apresentavam condições ruins. A ponte que desabou fazia parte da categoria 2, uma avaliação que aponta problemas sérios, mas ainda sem risco iminente de colapso.

O Dnit utiliza um sistema de classificação com cinco níveis, que variam de “crítico” (categoria 1) a “ótimo” (categoria 5). No Brasil, a maioria das pontes está entre as categorias “regular” (1,5 mil) e “bom” (2,2 mil). Apenas 67 pontes alcançam o status de “ótimo”.

Entre os estados com maior número de pontes em situação precária estão Ceará, Pernambuco, Minas Gerais e Pará, sendo que o Ceará lidera a lista com 77 estruturas comprometidas.

Em agosto de 2018, com exclusividade a REDEGN destacou reportagem-Ponte Presidente Dutra tem quase 70 anos de inaugurada e debate sobre manutenção é necessário. Você que trafega pela Ponte Presidente Dutra, entre Juazeiro da Bahia e Petrolina, Pernambuco já imaginou em que data foi realizado uma manuntenção? O engenheiro Tibério Andrade, professor do departamento de engenharia civil da UFPE e especialista em concreto, explica que, no Brasil, ainda não existe a cultura de se pensar previamente na manutenção de pontes, o que evitaria custos mais altos voltados para obras emergenciais.

Leitores questionam as autoridades sobre a ponte Presidente Dutra. Passa por manutenções?  O correto seria passar por avaliações periodicamente, já que transita um grande número de carros todos os dias?” De acordo dados do Dnit o tráfego diário corresponde a mais de 5 mil veículos na extensão de  801 metros sobre o Rio São Francisco.

Na época A redação da REDEGN leu o trabalho do professor do colegiado Engenharia Civil, Anderson Henrique e David Alan, onde em 2017, durante um evento no Recife, Conferência Nacional foi tratado uma DESCRIÇÃO QUALITATIVA DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DA PONTE PRESIDENTE DUTRA.

O trabalho mostra que "Todas as estruturas estão sujeitas a diversos níveis de degradação, e necessitam de manutenção e reparos ao longo de sua vida útil. A ponte presidente Dutra, cuja inauguração data de 1951, une os municípios de Juazeiro/BA e Petrolina/PE, apresenta alguns sinais de que necessita passar por uma avaliação de sua estrutura, de forma a serem corrigidas algumas manifestações desenvolvidas ao longo das longas décadas anos de sua construção". 

Importante frisar que "no ano de 2007 a ponte presidente Dutra foi duplicada e recebeu melhorias na infraestrutura. Neste ano de 2025 a expectativa é que Juazeiro recebe a conclusão da Obra Travessia Urbana que também beneficia a duplicação da ponte Presidente Dutra, no trecho que pejoritivamente é chamado Ponte Picolé.

A REDEGN voltou a questionar a Superintendência do DNIT sobre a última data de manuntenção na Ponte Presidente Dutra, trecho BR entre Juazeiro e Petrolina.  A resposta é que "foi encaminhada a demanda para a área técnica e  Assim que recebermos as informações, retornaremos".

redegn Foto Corpo Bombeiros

© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.