Com 71% de obras concluídas na Fase 1, a ferrovia Transnordestina está com recurso assegurado para dar continuidade e celeridade ao cronograma de obras
A Transnordestina tem ao todo 1.206 km de extensão em linha principal e 73 km em linhas secundárias. Ela atravessa 53 municípios em três estados nordestinos (Piauí, Ceará e Pernambuco), partindo de Eliseu Martins (PI) em direção ao Porto do Pecém (CE), passando por Salgueiro (PE).
No Ceará, a ferrovia terá um total de 608 km, contemplando 28 municípios, e funcionará com três terminais de carga. Com isso, será possível atender grandes produtores de grãos a partir do Piauí, mas também a bacia leiteira e pequenos e médios agricultores do Ceará, reduzindo o custo com transporte e aumentando a produtividade. Um dos terminais, com foco em grãos, ficará na região entre Iguatu e Quixadá.
“Metade da obra da Transnordestina entre Salgueiro (PE) e Pecém está concluída ou em construção. Estamos trabalhando em tempo integral, sendo que em algumas áreas esse trabalho ocupa os três turnos. Temos duas mil pessoas no serviço, incluindo engenheiros e técnicos. Os explosivos encartuchados já utilizados e a serem utilizados na obra pesam, aproximadamente, 4 milhões de quilos, e a energia liberada por eles é semelhante à propulsão de 225 foguetes Starship da Space X”, segundo revelou o engenheiro Renan Carvalho.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.