2024 é o primeiro ano em que temperatura média da Terra deve ultrapassar 1,5ºC acima dos níveis pré-industrial

30 de Dec / 2024 às 14h30 | Variadas

O serviço climatológico europeu Copernicus confirmou, no início de dezembro, 2024 como o ano mais quente já registrado desde o início de suas medições, em 1880, e quase certamente o primeiro em que a temperatura média do planeta vai ultrapassar o limite de 1,5ºC, previsto no Acordo de Paris.

Em novembro de 2024 a temperatura média global ficou 1,62ºC acima dos níveis pré-industriais. O mês foi o 16º consecutivo no qual a temperatura da Terra excedeu 1,5ºC de aumento. A exceção foi julho de 2024, quando os termômetros, por pouco (1,48ºC), não atingiram o limite previsto pela ciência para que os impactos climáticos fiquem mais graves e a adaptação a eles, mais cara.

As consequências desse aumento são sentidas em todo o mundo, num prelúdio do que está por vir, se as nações ao redor do globo não tomarem medidas efetivas e rápidas para eliminar a maior fonte de aquecimento: as emissões de gases de efeito estufa.

Por enquanto, não há indicativos de que a ultrapassagem de 1,5ºC seja permanente e, portanto, o Acordo de Paris esteja perdido. Mas, como afirmou Samantha Burgess, diretora-adjunta do Copernicus, ao divulgar os últimos dados do serviço europeu, “uma ação climática ambiciosa é mais urgente do que nunca”.

Eco Jornalismo Ambiental Foto agencia brasil arquivo Fenando Frazão

© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.