Após o intenso movimento das compras de Natal, o comércio de Juazeiro e Petrolina continua tendo movimento e também atende os consumidores que desejam trocar produtos. “Esse momento é visto como uma nova oportunidade para os lojistas, já que muitos clientes aproveitam a ida às lojas para adquirir itens de maior valor ou acrescentar novos produtos às compras”, explica o presidente da Fecomércio, José Aparecido Freire.
A Fecomércio estima que cerca de um terço dos presenteados deve retornar às lojas para realizar trocas. O presidente da entidade ressalta a importância de os consumidores estarem atentos às normas de troca para evitar contratempos. “Cada loja pode adotar regras próprias, então é essencial que os clientes fiquem atentos aos prazos e condições para uma troca tranquila”, recomenda.
Apesar da tradição, a loja não é obrigada a efetuar a troca quando o consumidor não gostou do presente.
O CDC (Código de Defesa do Consumidor) não prevê a troca ou desistência da compra de um produto por tamanho, ou por não gostar somente em aquisições pela internet. Porém, a maioria das lojas físicas acaba aceitando a substituição de um produto por outro com valor equivalente para agradar o cliente e, quem sabe, garantir uma nova venda com sua ida ao estabelecimento.
Principais pontos que merecem atenção:
Prazos: Normalmente, itens adquiridos em lojas físicas possuem prazo de até 30 dias. No caso de compras realizadas pela internet, o Código de Defesa do Consumidor estabelece sete dias, contados a partir da data de recebimento do produto.
Documentação exigida: Algumas lojas pedem o cupom de troca ou a nota fiscal, enquanto outras aceitam apenas que o produto esteja em perfeitas condições, com etiquetas e embalagem originais.
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